CCBB Rio recebe a Mostra Peter Greenaway | Cabine Cultural
Agenda Cinema Cultura pop e ETC Notícias

CCBB Rio recebe a Mostra Peter Greenaway

O Livro de Cabeceira

O Livro de Cabeceira

“A Mostra Peter Greenaway reúne importantes produções do cineasta, de 1980 a 2015. Além dos filmes listados acimas, estará o recente e polêmico ‘Que viva Eisenstein! – 10 dias que abalaram o México’”

Por Úrsula Neves

Uma das filmografias mais impactantes do cinema contemporâneo chegou ao CCBB Rio de Janeiro. É a Mostra Peter Greenaway, que acontece até o dia 5 de dezembro de 2016. De acordo com a programação, serão exibidos 17 longas e sete curtas-metragens do conceituado diretor de cinema britânico, reconhecido por sua estética experimentalista. Além da exibição de sua importante obra cinematográfica, a mostra terá debate e distribuição de catálogo com ensaios.

Nascido no País de Gales, há 74 anos, e vivendo hoje em Amsterdam (Holanda), Greenaway ganhou fama com filmes como ‘Afogando em Números’ (1988), ‘O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante’ (1989), além de, mais recentemente, ‘A Última Tempestade’ (1991) e ‘O Livro de Cabeceira’ (1996).

+  Espetáculo A Anta de Copacabana está em cartaz no espaço cultural Kult Kolector, no Rio de Janeiro

“A produção de Greenaway se destaca pelo aprofundamento da experiência do cinema em diálogo com as artes plásticas e a literatura, pesquisando e radicalizando a linguagem visual. Seus filmes explicitam o fazer cinematográfico e artístico, fugindo da narrativa clássica e propondo ensaios fílmicos. Outra característica importante do cineasta é sua relação com os novos meios tecnológicos de imagem e de distribuição, como o computador e a internet”, diz o curador da mostra Pedro Nogueira.

A Mostra Peter Greenaway reúne importantes produções do cineasta, de 1980 a 2015. Além dos filmes listados acimas, estará o recente e polêmico ‘Que viva Eisenstein! – 10 dias que abalaram o México’ (2015), no qual narra a controversa visita do cineasta soviético pelo continente americano. O evento oferece também uma boa amostra da coleção de curtas-metragens de Greenaway, com produções de 1973 a 1979.

+  Premiado em Recife, o espetáculo Luas de Há Muito Sóis está no CCBB-Rio até 4 de dezembro

A programação completa estará disponível no site do CCBB e no site da mostra.

SERVIÇO
Mostra Peter Greenaway
Período: 16 de novembro a 5 de dezembro de 2016
Dias da semana: de quarta a segunda – Terça não abre
Horários: verificar na programação
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Classificação etária: verificar classificação indicativa de cada filme
Local: CCBB Rio de Janeiro – Cinema I
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 3808-2000

 

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, 39 anos, mãe do Heitor de 3 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

Deixe uma resposta