menu
CCBB Rio recebe a Mostra Peter Greenaway | Cabine Cultural
Agenda Cinema Cultura pop e ETC Notícias

CCBB Rio recebe a Mostra Peter Greenaway

O Livro de Cabeceira

O Livro de Cabeceira

“A Mostra Peter Greenaway reúne importantes produções do cineasta, de 1980 a 2015. Além dos filmes listados acimas, estará o recente e polêmico ‘Que viva Eisenstein! – 10 dias que abalaram o México’”

Por Úrsula Neves

Uma das filmografias mais impactantes do cinema contemporâneo chegou ao CCBB Rio de Janeiro. É a Mostra Peter Greenaway, que acontece até o dia 5 de dezembro de 2016. De acordo com a programação, serão exibidos 17 longas e sete curtas-metragens do conceituado diretor de cinema britânico, reconhecido por sua estética experimentalista. Além da exibição de sua importante obra cinematográfica, a mostra terá debate e distribuição de catálogo com ensaios.

Nascido no País de Gales, há 74 anos, e vivendo hoje em Amsterdam (Holanda), Greenaway ganhou fama com filmes como ‘Afogando em Números’ (1988), ‘O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante’ (1989), além de, mais recentemente, ‘A Última Tempestade’ (1991) e ‘O Livro de Cabeceira’ (1996).

“A produção de Greenaway se destaca pelo aprofundamento da experiência do cinema em diálogo com as artes plásticas e a literatura, pesquisando e radicalizando a linguagem visual. Seus filmes explicitam o fazer cinematográfico e artístico, fugindo da narrativa clássica e propondo ensaios fílmicos. Outra característica importante do cineasta é sua relação com os novos meios tecnológicos de imagem e de distribuição, como o computador e a internet”, diz o curador da mostra Pedro Nogueira.

A Mostra Peter Greenaway reúne importantes produções do cineasta, de 1980 a 2015. Além dos filmes listados acimas, estará o recente e polêmico ‘Que viva Eisenstein! – 10 dias que abalaram o México’ (2015), no qual narra a controversa visita do cineasta soviético pelo continente americano. O evento oferece também uma boa amostra da coleção de curtas-metragens de Greenaway, com produções de 1973 a 1979.

A programação completa estará disponível no site do CCBB e no site da mostra.

SERVIÇO
Mostra Peter Greenaway
Período: 16 de novembro a 5 de dezembro de 2016
Dias da semana: de quarta a segunda – Terça não abre
Horários: verificar na programação
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Classificação etária: verificar classificação indicativa de cada filme
Local: CCBB Rio de Janeiro – Cinema I
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 3808-2000

 

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, 39 anos, mãe do Heitor de 3 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

Deixe uma resposta