Obras da artista Liuba Wolf são apresentadas em mostra com entrada gratuita no Rio de Janeiro | Cabine Cultural
Agenda Arte Cultura pop e ETC Notícias

Obras da artista Liuba Wolf são apresentadas em mostra com entrada gratuita no Rio de Janeiro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Liuba Wolf

Liuba Wolf

“Na Galeria Marcelo Guarnieri as obras serão apresentadas da mesma forma como foram expostas originalmente: dispostas em bases e muros baixos formados por blocos de cimento”

Por Úrsula Neves

Em 1965, a artista búlgara naturalizada brasileira Liuba Wolf (1923 – 2005) realizou uma importante exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, como parte das comemorações do quarto centenário da cidade. Na mostra, a artista apresentou 23 esculturas em bronze, que representavam animais. Agora, 51 anos depois da primeira exibição, 14 dessas obras estarão reunidas novamente e serão reapresentadas pela primeira vez ao público a partir do dia 19 de novembro, na Galeria Marcelo Guarnieri, em Ipanema. A exposição será acompanhada de um texto da curadora, crítica e historiadora da arte Maria Alice Milliet, feito especialmente para esta mostra. A entrada é gratuita.

Na Galeria Marcelo Guarnieri as obras serão apresentadas da mesma forma como foram expostas originalmente: dispostas em bases e muros baixos formados por blocos de cimento. Entre 1950 e 1960, Liuba viveu entre o Brasil, onde mais tarde se naturalizou, e a capital francesa. Esse período foi muito importante para a afirmação de seu trabalho e também pelos contatos que manteve com os artistas Marino Marini, Martyn Poliakoff, entre outros. “Sua plástica, ancorada na tradição da escultura moderna na linha de Brancusi e Giacometti, se alimenta, simultaneamente, da simplificação formal introduzida pelo cubismo e da arte de culturas exóticas. Como se sabe, essas duas vertentes estiveram associadas às vanguardas artísticas que no início do século romperam com as convenções da academia. A produção escultórica de Liuba bebeu nessas fontes, chegando à maturidade durante o alto modernismo, período em que a estética moderna ganhou alcance internacional”, afirma Maria Alice Milliet.

SERVIÇO
Liuba

Abertura: 19 de novembro de 2016, das 14h às 17h
Exposição: até 21 de janeiro de 2017
Local: Galeria Marcelo Guarnieri, Rio de Janeiro
Endereço: Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D
Telefone: (21) 2523.6157
De segunda a sexta, das 11h às 18h / Sábado, das 11h às 15h
Entrada gratuita

 

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, 39 anos, mãe do Heitor de 3 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

 

Deixe uma resposta