menu
Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros estreiam em A Invenção do Amor no Teatro Leblon | Cabine Cultural
Agenda Cultura pop e ETC Notícias Teatro

Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros estreiam em A Invenção do Amor no Teatro Leblon

A Invenção do Amor

A Invenção do Amor

A dramaturgia da peça inédita de Alessandro Marson e Thereza Falcão se constrói através da ótica do conflito masculino/feminino, numa linguagem crítica e muito bem humorada

Por Úrsula Neves

Os atores Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros estrearam no Teatro Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a  comédia romântica A Invenção do Amor. Com direção de Marcelo Valle, o público acompanha a relação amorosa de um Homo Sapiens com uma mulher de Neandertal. Ele, por ter um cérebro privilegiado, vive às voltas com mil e uma invenções e, numa crise de ciúmes, resolve inventar o amor. Sua nova invenção faz com que o casal pré-histórico se antecipe no tempo, vivendo situações que marido e mulher só enfrentariam anos, décadas ou milênios mais tarde.

O público acompanha a evolução do amor na história da humanidade, entrando em contato com situações que se repetem nos relacionamentos ao longo dos tempos. Croc (Guilherme Piva) e Nhaca (Maria Clara Gueiros) vivenciam o que há de mais cômico e dramático nas relações afetivas, um universo do qual nenhum espectador escapa.

Com muitas idas e vindas na linha do tempo, juntos, o casal vive experiências que o amor só traria bem mais tarde, ao longo de toda a nossa história: o amor idealizado dos príncipes e princesas dos contos de fadas e também o amor juvenil, medieval e proibido de Romeu e Julieta; a libertinagem e o amor romântico; o feminismo e a castidade; inventam a separação e a guarda dos filhotes. Mas, com tudo, o amor persiste e eles finalmente chegam ao divã para discutir com Dr Freud Flintstone as condições que cercam o homem e a mulher: a fidelidade e a traição, o amor e o sexo, a verdade e a mentira, o desejo e o ciúme.

Segundo o diretor Marcelo Valle, “Entender como o amor foi inventado não é uma tarefa das mais fáceis… Mas, o que propomos com A Invenção do Amor é simples: fragmentamos a evolução de nossos padrões de comportamento para mostrar esse amor que se reinventa, sempre igual, mas sempre diferente. Imaginar qual teria sido o primeiro de todos os casais, para enxergar em todos os outros um pouquinho deles. Ou para enxergar nele um pouquinho de todos os outros. Quem sabe não conseguimos entender assim A Invenção do Amor?”

A dramaturgia da peça inédita de Alessandro Marson e Thereza Falcão se constrói através da ótica do conflito masculino/feminino, numa linguagem crítica e muito bem humorada, cuja principal justificativa é o desejo da identificação do público. O maior trunfo do texto é falar de um assunto comum e imprescindível na vida de todos nós: o amor.

A Invenção do Amor fica em cartaz até dia 18 de dezembro, com sessões de quintas a sábados às 21h30 e domingos às 20h na sala Marília Pêra, no Teatro Leblon.

Ficha Técnica
Texto: Alessandro Marson e Thereza Falcão
Direção:  Marcelo Valle
Elenco:  Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva
Cenografia: Aurora dos Campos
Figurinos: Marcelo Olinto
Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
Iluminação: Renato Machado
Direção de movimento: Marcia Rubin
Visagismo: Othon Spenner
Pesquisa: Carla Siqueira
Assessoria de Imprensa: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação
Programação Visual: Leandro das Neves
Produção audiovisual: Eduardo Chamon e Leandro das Neves
Mídias Sociais: André Mizarela
Fotografia: Lucio Luna
Adereços de figurino e de cabeça: Othon Spenner
Adereços de cenário: Tuca
Assistente de direção: Daniel Belmonte
Assistente de cenografia: Carolina Sugahara
Assistente de figurino: Rodrigo Reinoso
Cenotécnico: André Salles
Pintura de Arte: Naira Santana
Costura Cênica: Nice Tramontim
Figurino contemporâneo – Maria Clara Gueiros: Victor Dzenk
Direção de Produção: Alice Cavalcante
Captação de recursos: Renata Borges
Produção executiva e Captação de apoios: Nana Lima
Assistência de produção e administração de temporada: Bruno Fagotti
Gestão do Projeto: Renata Leite – Rinoceronte Entretenimento
Assistente Financeiro: Angelica Neves – Rinoceronte Entretenimento
Produzido por: Alice Cavalcante e Marcelo Valle
Realização: Os Invencíveis e Sábios Projetos

SERVIÇO
A Invenção do Amor

Temporada: Até 18 de dezembro de 2016
Dias e horários: Quinta a sábado às 21h30, dom às 20h
Teatro Leblon – Sala Marília Pêra – Rua Conde de Bernadotte, 26, Leblon
Telefone: (21) 2529-7700
Ingressos: Quintas R$50 e de sextas a domingos R$70
Lotação do teatro: 408 lugares
Duração: 75 min
Classificação indicativa: 12 anos
Funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 15hs às 20hs para a compra antecipada. No dia no espetáculo até às 21h.
Pagamento: dinheiro e cartão, exceto Elo
Vendas pelo site : são aceitos cartões de crédito

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, 39 anos, mãe do Heitor de 3 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

 

Deixe uma resposta