Orphan Black, Jurassic Park e 10 filmes e séries para estudar biologia para provas de vestibular | Cabine Cultural
Notícias Séries

Orphan Black, Jurassic Park e 10 filmes e séries para estudar biologia para provas de vestibular

Orphan Black

Orphan Black

Lista foi feita por professor do Descomplica, maior plataforma online de educação no país; ferramenta complementar aos estudos

Quem nos conhece sabe muito bem que possuímos o maior interesse em ajudar estudantes na árdua tarefa de estudar para vestibulares, ENEM e até mesmo concursos públicos. Temos inclusive um e-book sobre isto: Guia de filmes para passa no ENEM.

Pois bem, a 10 dias da segunda fase da Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do país, o professor de biologia e diretor pedagógico do Descomplica http://descomplica.com.br/ – maior plataforma online de educação do Brasil e que está com inscrições abertas para o Projeto Bixo SP – Rubens Oda selecionou filmes e séries para ajudar na preparação para a prova.

A lista está sensacional.

1. Orphan Black –
Nessa série, princípios da engenharia genética são discutidos com muita ação. Biologia sintética, que cria novas sequências de DNA em laboratório, e clonagem estão presentes em quase todos os episódios da série.

2. Pure Genius –
Para quem tem saudades de House, Pure Genius segue a mesma lógica de desvendar doenças raras. Nessa série, no entanto, tecnologia e medicina se juntam em prol do desenvolvimento de novos procedimentos.

3. Era do gelo –
Quem acha que o homem é o único responsável pela extinção das espécies deve ver esse filme. Mudanças climáticas globais, como as glaciações do pleistoceno, foram fortes agentes que, ao mesmo tempo, selecionaram os mais aptos e determinaram a perda de variabilidade por acaso (deriva gênica).

4. House
A aclamada série traz a experiência da equipe médica do hospital Princeton-Plainsboro, sob o comando do ácido Dr. House. A cada episódio, você verá várias animações de fisiologia e citologia. Aprenda sobre parasitoses, doenças degenerativas e é claro: Lúpus! Doença autoimune que é lembrada em quase todos os episódios!

5. Procurando Nemo
Se você nunca viu essa animação, aproveite! A forma como são apresentados os seres vivos do talassociclo (sim, assim que nós biólogos chamamos os oceanos!) é incrível. Entenda melhor sobre as cadeias alimentares aquáticas, os seres abissais e passe a falar em baleiês com seus pais!

6. Jurassic Park
Este clássico da ficção científica traz processos muito discutidos em sala de aula. Os limites éticos da clonagem e da transgenia, a extinção de espécies e mesmo a reprodução por partenogênese aparecem entre grunhidos dos velociraptors e do grande T-Rex.

7. Wall-E
Imagine a humanidade destruída pelo seu próprio lixo? Imagine uma população obesa e escrava das benesses da tecnologia? A animação Wall-E é uma grande crítica à sociedade moderna. Assista o filme, se divirta com Wall-E e E.V.A e repense suas práticas de consumo em busca do desenvolvimento sustentável.

8. Guerra Mundial – Z
Será que vírus poderiam transformar pessoas em zumbis? Difícil descrever como zumbis e biologia se relacionam sem dar spoiler deste filme! Assista a este filme repleto de ação, se assuste com os zumbis e entenda que estar doente pode ser a salvação para a fuga do apocalipse zumbi!

9. 2012
Já imaginou uma tempestade de neutrinos gerar um grande aquecimento global e o fim do mundo? Com certeza, a física mostra que tal narrativa é impossível, mas por outro lado, a crescente temperatura do planeta mostra que não estamos muito distantes desse destino. Assista ao filme e repense sobre as causas e consequências do agravamento do efeito estufa, um dos temas mais cobrados nos vestibulares e no ENEM.

10. Chernobyl – Sinta a radiação
Para terminar, vamos levar sustos? Este ano, o acidente nuclear ocorrido na Ucrânia completa 30 anos. Os efeitos da radiação nos seres vivos e no meio ambiente são sentidos até hoje na região. Agora, criar um monstrengo que devora pessoas somente no filme é possível! Use o filme para ver a paisagem inóspita encontrada na região e, entre um e outro susto, pense nos efeitos imediatos e em longo prazo da radiação no corpo humano.

UCI OrientCinemas

Deixe uma resposta