Crítica: Globo exibe 1º episódio da série Raízes | Cabine Cultural
Notícias Séries Televisão

Crítica: Globo exibe nesta terça 1º episódio da série Raízes, obra-prima da tv

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

Minissérie foi exibida ano passado pelo canal fechado History e foi um retumbante sucesso de audiência e de crítica

Nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, a Rede Globo vai exibir o primeiro episódio da série, uma minissérie, Raízes, obra-prima contemporânea da televisão mundial, que traz como tema a escravidão, a luta pela liberdade e o racismo, o que a torna ainda mais relevante do que já seria.

A série já foi exibida este ano, no canal fechado History.

Os dois primeiros episódios serão exibidos hoje, terça, e amanhã, quarta-feira, dia 4 de janeiro. Logo depois de outra série interessantes que passa a ser exibida pela emissora: Aldo, Mais Forte que o Mundo, sobre o lutador brasileiro de MMA.

+  Crítica The Voice Brasil fase das Batalhas: está tudo perfeito, ou quase

Voltando a Raízes. Nestes primeiros episódios o espectador verá um sublime trabalho de fotografia, de edição, de montagem, e, sobretudo, de roteiro.

Crítica
A história, que começa na África e segue rumo aos Estados Unidos tem um poder pedagógico indescritível ao tratar de forma bem visceral todo o processo de escravidão nos Estados Unidos, com algumas cenas que são chocantes, e as são por terem sido reais. Ver um escravo ser chicoteado até não conseguir mais respirar é de um poder imagético descomunal, e certamente quem ver não ficará indiferente.

Um processo histórico que desencadeou guerras nos Estados Unidos, e que até hoje deixa resquícios na sociedade americana. O tema escravidão não somente não deixou de ser relevante, como talvez a sua importância nunca tenha sido tão grande. Em um momento onde negros continuam sendo assassinados por policiais brancos, muitas vezes sem necessidade, a televisão tem a obrigação de fazer a sua parte. Levar Burton fez a dele ao produzir.

+  Assista: Globo exibe neste domingo Fluminense x Vasco e outros estaduais pelo Brasil

Imperdível. Necessário. Uma obra-prima que deve ser consumida, assistida e refletida.

Uma resposta para “Crítica: Globo exibe nesta terça 1º episódio da série Raízes, obra-prima da tv”

  1. A Globo nao é canal aberto? Porque nao passou então?!
    Sou assinante da Globoplay e pensei que pagando todos os meses teria acesso a todos os conteúdos! Vou considerar a minha assinatura mensal.

Deixe uma resposta