Globo exibe nesta quarta 2º episódio de Raízes | Cabine Cultural
Notícias Séries Televisão

Escravidão e racismo: Globo exibe nesta quarta 2º episódio da minissérie Raízes

Raízes

Raízes

“Drama histórico é uma das produções mais relevantes já feitas sobre o tema e estreou na última terça na Rede Globo; 2º episódio hoje, após a série Aldo

Desde a noite desta última terça-feira, que a Rede Globo vem contribuindo para o conhecimento histórico de um dos assuntos mais relevantes da história: a escravidão dos negros ao longo da história. Um tema dramático, triste e revoltante, que os espectadores da emissora tomam conhecimento através da minissérie Raízes, um maravilhoso e relevante projeto que a emissora carioca adquiriu os direitos de exibir na rede aberta.

Nesta quarta, dia 4 de janeiro, a Globo exibe o 2º episódio da série, que está ainda melhor que o episódio de estreia, mostrado ontem. O episódio vai ao ar logo depois de outra série exibida na Rede Globo: Aldo – Mais Forte que o Mundo.

+  Na Netflix: Globo exibe a partir desta segunda a primeira temporada de The Flash

Imperdível.

Nos dois primeiros episódios o espectador verá um sublime trabalho de fotografia, de edição, de montagem, e, sobretudo, de roteiro. A história, que começa na África e segue rumo aos Estados Unidos tem um poder pedagógico indescritível ao tratar de forma bem visceral todo o processo de escravidão nos Estados Unidos, com algumas cenas que são chocantes, e as são por terem sido reais. Ver um escravo ser chicoteado até não conseguir mais respirar é de um poder imagético descomunal, e certamente quem ver não ficará indiferente.

Um processo histórico que desencadeou guerras nos Estados Unidos, e que até hoje deixa resquícios na sociedade americana. O tema escravidão não somente não deixou de ser relevante, como talvez a sua importância nunca tenha sido tão grande. Em um momento onde negros continuam sendo assassinados por policiais brancos, muitas vezes sem necessidade, a televisão tem a obrigação de fazer a sua parte.

+  Crítica: Supercine deste sábado exibe o emocionante Irmã Dulce

2º episódio de Raízes nesta terça, dia 4 de janeiro, na Rede Globo







2 respostas para “Escravidão e racismo: Globo exibe nesta quarta 2º episódio da minissérie Raízes”

    • A pergunta (retórica) era se há necessidade de matar pessoas, e negros, especificamente.
      A resposta: existem casos extremos, como assaltos a mão armada, sequestros com refém em perigo, troca de tiros, legitima defesa, ataques terrorristas, enfim, uma série de situações em que presume-se que há a necessidade de se utilizar o recurso, último e extremo, de matar (um branco, negro, latino, americano, etc). Isso estamos falando basicamente do contexto policial. O texto fala sobre isso, não pretende ir mais além que isso não. E a parte citada pela leitora fala de um estudo da ONU que diz que grande parte destes assassinatos cometidos por policiais, no Brasil e nos Estados Unidos, não possui esta tal necessidade. E com a comunidade negra esta situação é ainda mais trágica, o que não é lá novidade alguma, infelizmente. Tirando isso, é um texto sobre uma série e o foco é a série não dá para aprofundar muito o tema com poucos parágrafos. A sua questão é pertinente filosoficamente e humanamente, mas o texto se restringe ao contexto já existente, da prática mesmo. Mas está anotada a sua pergunta. Abraços.

Deixe uma resposta