Indicado 4 vezes ao Oscar 2017, A Qualquer Custo estreia no Brasil | Cabine Cultural
Cinema Notícias Oscar

Indicado 4 vezes ao Oscar 2017, A Qualquer Custo estreia no Brasil

A Qualquer Custo

A Qualquer Custo

Filme concorre na principal categoria, além de Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Bridges), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição

Nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, os cinemas de parte do país irão conhecer um dos filmes mais indicados ao Oscar 2017. Surpresa do ano nas premiações, A Qualquer Custo chega ao Brasil sem muito alarde, porém com muita expectativa entre os cinéfilos e críticos. Isso porque o filme simplesmente vem arrebatando a crítica especializada mundo afora.

Na história, temos os irmãos texanos – Toby (Chris Pine) e Tannar (Bem Foster) se reúnem após anos de separação para roubar agências do banco que ameaça a falência das terras da família. Para eles, os assaltos são apenas parte de um estratagema que é o último esforço para retomar um futuro que lhes foi roubado.

A vingança parece estar próxima, até que eles se encontram na mira de Marcus (Jeff Bridges), um Texas Rangerque procura por uma última grande perseguição nas vésperas de sua aposentadoria, e seu parceiro comanche, Alberto (Gil Birmingham). Enquanto os irmãos bolam um último golpe para completar o plano, e com os perseguidores em seus calcanhares, uma sombra agiganta-se na encruzilhada onde valores de Novo e do Velho Oeste colidem mortalmente.

A Qualquer Custo é o nono longa do cineasta britânico premiado David Mackenzie – cujo corpo de trabalho também inclui Encarcerado, Olhar do Desejo, Paixão sem Limites e O Jovem Adam. Porém, é com este que o diretor chega mais longe em sua carreira, notadamente marcada por produções mais alternativas.

A Qualquer Custo

A Qualquer Custo

A Qualquer Custo é, a primeira vista, um filme bem simples: dois irmãos iniciam uma série de roubos a bancos em pequenas cidades, apenas para serem perseguidos arduamente pelo legendário agente às vésperas de sua aposentadoria. Mas, no subtexto, suas tramas paralelas interligadas seguem correntes que nos levam para família, masculinidade, lealdade, e ciclos históricos, e para o modo como um novo mundo de ganância sem rosto está colidindo com um Velho Oeste de indivíduos desgastados.

Tudo isso vem à tona em um roteiro munido de humor e humanidade escrito por Taylor Sheridan, que é conhecido por interpretar Chefe David Hale na série de sucesso Brothers ofAnarchy e também como o escritor do filme aclamado pela crítica e indicado ao Oscar Sicario: Terra de Ninguém.

Jeff Bridges
Em A Qualquer Custo, Mackenzie trabalha com Jeff Bridges, um autêntico ícone, e Chris Pine, um protagonista em ascensão, mas todos os personagens são igualmente despidos de suas aparências fortes para uma vulnerabilidade. A energia masculina palatável do filme é por vezes interrompida por mulheres – mas é claro, segundo Mackenzie, que esses homens não permitem que mulheres se aprofundem em seu mundo.

A Qualquer Custo

A Qualquer Custo

Bridges foi levado a participar de A Qualquer Custo por seus diferenciais modernos e astutos no clássico embate do bem contra o mal.

Eu gosto que a motivação desses personagens seja complexa”, ele diz. “Você nunca tem muita certeza de quem são os vilões, quem são os mocinhos, ou por quem se está torcendo. Todos tendemos a julgar o que nos motiva na vida, mas nessa história é uma questão de ponto de vista para ver quem está certo ou errado – e talvez cada personagem esteja um pouco nos dois lado e isso é sempre intrigante.”

A Qualquer Custo estreia nos cinemas do país nesta quinta, dia 2 de fevereiro.

UCI OrientCinemas



Deixe uma resposta