Crítica: marcante, relevante e essencial, esse é o Amor & Sexo com Fernanda Lima | Cabine Cultural
Crítica televisão Notícias Televisão

Crítica: marcante, relevante e essencial, esse é o Amor & Sexo com Fernanda Lima

Amor & Sexo

Amor & Sexo

Programa voltou para nova temporada e apresentou o melhor episódio de toda a sua história; nesta quinta tem mais

É preciso bastante cuidado para falar do episódio de estreia da mais nova temporada de Amor & Sexo, comandado pela sempre linda Fernanda Lima. Não foi um programa qualquer, certamente foi um dos mais difíceis de produzir, e cá entre nós, foi o melhor de toda a história da atração da Rede Globo.

O tema: feminismo. Tema complicado, mas necessário. Urgente, e que requer bastante sensibilidade, sobretudo de quem não participa deste universo. Um exemplo: com pouco mais de 5 minutos de programa, José Loreto ia fazer uma pergunta, era a primeira intervenção de um homem no programa da quinta passada, que logo foi interrompida por Fernanda, que pediu para naquele momento os homens só ouvirem, pois já tinham falado demais durante a história. Estava certa.

Abertura
A abertura foi espetacular, do ponto de vista de roteiro, principalmente. Fazer a ligação do passado com o presente e utilizando o simbolismo da queima dos sutiãs, momento icônico da história do feminismo no mundo, foi uma ideia bem pensada e executada. Os convidados, bem… pareciam estrategicamente pensados também. Cada um com uma importância gigantesca. Desde os mais famosos, como Gaby Amarantos, Carol Conka e a deusa Elza Soares, até as que são atuantes de outras formas no movimento feminista.

+ Tudo sobre Amor & Sexo

Entretenimento
O Amor & Sexo, para quem acompanha há anos (como nós) é um programa de entretenimento, da maior rede de televisão do Brasil, e uma das maiores do mundo. É claro que o programa visa entreter e só está com tantas temporadas porque vem conseguindo isso através de boas audiências. No entanto, quem observa de perto sabe que Fernanda Lima e sua equipe de roteiristas e produção sempre flertaram o entretenimento com o ativismo, principalmente na luta por direitos iguais, nem que seja no que tange direitos sexuais iguais. Lembrar disto faz bem neste momento e evita, por exemplo, críticas injustas ao fato de alguém ter visto o programa como sendo um usurpador de uma causa que não é dele.

Amor & Sexo

Amor & Sexo

Assuntos
Talvez se pensarmos do ponto de vista de uma ativista do movimento feminista, o programa não tenha apresentado nenhuma informação nova, ou nenhuma ação revolucionária. Verdade. Porém, para o público que está acostumado a assistir o Amor & Sexo, podem ter certeza… foi um baque. Um baque marcante que com certeza vai de alguma forma mudar algo, nem que seja em uma ou algumas mulheres. E isso acontecendo, o objetivo do programa pode ser considerado cumprido.

Falar de Fernanda Lima é um caso à parte. De modo natural, porém mais maduro que na temporada passada, ela foi o fio condutor de um episódio marcante, que ficará na história por ter levado um pouco da luta do feminismo, de ter levantado a bandeira da igualdade de gênero, tudo isto num programa global que visa bastante o entretenimento, a diversão. Ela fez isso sem soar piegas ou aproveitadora. Ela é branca, linda e não poderia de forma alguma querer representar todas as mulheres que sofrem preconceitos. E ela sabia disto. E deixou isto bem claro. E por conta desses seus discursos que o programa ganhou uma credibilidade adicional que precisava, e por conta destes discursos que ela ganhou respeito de todas ali presente. E acredito que de todos em suas casa também.

+ Todas as críticas sobre o Amor & Sexo

Dificilmente o Amor & Sexo vai seguir nesta vibe por todos os episódios desta temporada. Não existe a mínima condição, afinal de contas, um programa como o da última quinta-feira deve ter demorado meses para ser pensado, construído, produzido e executado.

Tudo com cuidado, atenção, carinho e o melhor grupo de convidados (e jurados) já vistos num programa do gênero.

Foi tudo muito bonito. E digno de aplausos.




Deixe uma resposta