Crítica Pesadelo na Cozinha: Band acerta em cheio e exibe melhor estreia do mês na TV | Cabine Cultural
Crítica televisão Notícias Televisão

Crítica Pesadelo na Cozinha: Band acerta em cheio e exibe melhor estreia do mês na TV

Pesadelo na Cozinha Band

Pesadelo na Cozinha Band

Programa de estreia foi tenso, divertido e teve um final feliz, mesmo com todas as dificuldades; temporada promete

Antes de falar sobre a estreia da primeira temporada do reality Pesadelo na Cozinha, devemos contextualizar um pouco a sua produção e exibição pela Band.

Isso porque a emissora paulista, quarta maior da rede aberta, não possui as mesmas receitas da Rede Globo ou Record, por exemplo, e por conta disto, ela não tem o direito de errar nas produções de seus programas. Assim, quando se pensou em um novo programa para a emissora, logo deve ter vindo à cabeça algo próximo do que a Band já domina.

E o que a Band domina atualmente? Programas do tipo MasterChef, carro chefe do canal atualmente. Desta forma, nada mais óbvio que buscar algo do gênero. Daí o reality Pesadelo na Cozinha caiu como ‘uma luva’ para a Band.

E ela acertou? Se formos analisar o programa de estreia, e sem pensar na audiência, a resposta é um sonoro sim. O programa, comandado pelo mais carismático dos jurados do MasterChef, Erick Jacquin, apresentou um episódio de estreia divertido, tenso, dramático, recheado de discussões, brigas e com um final feliz, dentro do que se propõe o reality. Fica claro, entretanto, que parte do sucesso do programa vai depender dos casos escolhidos, pois o chef Jacquin será somente um fio condutor.

No primeiro programa, o caso foi quase perfeito, para o formato do programa, é claro. O “Escondidinho da Amada”, restaurante paulistano especializado em comida baiana, e chefiado pela Amada, que é baiana, estava um caos quando o chef chegou. Brigas entre o casal de proprietários (Amada e seu marido, Fernando), falta de organização, um estagiário que queria comandar, pratos que não chegavam à mesa, ou quando chegavam, viam trocado ou gelado… Enfim, problemas aos montes.

Episódio de estreia Pesadelo na Cozinha

Episódio de estreia Pesadelo na Cozinha

O papel de Jacquin, num primeiro momento, foi somente analisar, provando as comidas e observando o modo como os funcionários e equipe trabalham. Tudo soava errado, e as brigas eram de fato algo que mais incomodava, pois atrapalha qualquer ambiente de trabalho. Porém, estranhamente, no primeiro bloco, as brigas e discussões vinham de uma forma ate descontraída, como se todos estivessem numa boa com tudo. O stress ainda não tinha se instaurado integralmente do restaurante.

No segundo dia, porém, tanto Jacquin, quando a equipe, se viram desesperados com a falta de organização e de tudo. O chef já tinha falado de tudo um pouco, e não sabíamos mais se o desfecho seria satisfatório. Até que a produção do programa e Jacquin, resolveram focar na questão do casal. Acredito que detectaram que, consertando o casal, consertariam o resto.

Dito e feito. Claro que o divisor de águas do “Escondidinho da Amada” veio com a reforma feita pela produção do reality. Não há milagre que possa ser feito somente com dicas e sugestões. Precisa-se de investimento. O programa, mesmo sem querer (ou não) deixou isto bem claro: não basta somente capacitação, precisa-se investir dinheiro em um estabelecimento para que ele melhore de qualidade.

Band estreia nesta quinta Pesadelo na Cozinha

Band estreia Pesadelo na Cozinha

Exibido às quintas na Band, a versão brasileira do formato – sucesso mundial já exibido nos Estados Unidos, Reino Unido, Países Baixos, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Turquia e Suécia – também será levada ao ar aos domingos no Discovery Home & Health às 20h05.

A audiência da estreia acabou não acompanhando a beleza que foi este episódio, e espera-se, todos, que os números melhores, pois o programa tem potencial para isto: um apresentador carismático, um tema que a Band domina e que o público ama, uma edição bem interessante, próxima da original, um horário nobre… tudo que um programa precisa para ser bem sucedido.

E este aqui merece, ao menos pelo pontapé inicial.

Pesadelo na Cozinha
O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h30, na tela da Band (com transmissão simultânea no site do programa e no aplicativo da emissora para smartphones) e aos domingos, às 20h05, no Discovery Home & Health com reapresentações às sextas-feiras às 23h10. Saiba mais sobre o programa em www.band.com.br/PesadeloNaCozinha


Deixe uma resposta