Crítica: 7 Conto - A Comédia, com Luis Miranda | Cabine Cultural
Notícias Teatro

7 Conto – A Comédia: 7 momentos de comédia satírica em uma única peça

7 Conto - Foto de Cristiana de Oliveira

7 Conto – Foto de Cristiana de Oliveira

“Após 10 anos em cartaz, o espetáculo continua fazendo sucesso e apresenta um texto atualíssimo, com seu humor burlesco”

Por Thays Coelho

Em temporada especial de verão, de 04 de fevereiro até 12 de março de 2017, sempre aos sábados e domingos, no Teatro Jorge Amado, Luis Miranda (texto e atuação) apresenta uma comédia, dirigida por Ingrid Guimarães, através de sete personagens que nos fazem rir, mas principalmente refletir sobre o momento político e sócio – econômico que estamos vivenciando.

Sete esquetes, alguns com recursos de vídeo, mostram personagens comuns do cotidiano brasileiro e trazem, de maneira caricata, a diferença de classes, a forma como as pessoas se adaptam à conjuntura econômica, como enfrentam as dificuldades do dia a dia e revelam como estamos imbuídos de preconceitos.

Queixada, o guardador de carros e filósofo; Dona Editi, ex líder sindical e apresentadora de programa sobre como economizar; Sheila, socialite que vive numa realidade que alcança apenas quem está no topo da pirâmide econômica; Detona,  apresentador de programa sensacionalista e defensor dos abastados; Dona Arminda, uma senhora que sofre com a (ex)inclusão digital, Dandara, uma jovem que retrata a hipocrisia na intolerância religiosa; e Caroline, uma garotinha negra que não tem ícones negros nos contos e histórias infantis.

+ 7 Conto

Após 10 anos em cartaz, o espetáculo continua fazendo sucesso e apresenta um texto atualíssimo, com seu humor burlesco.

7 Conto - Foto de Cristiana de Oliveira

7 Conto – Foto de Cristiana de Oliveira

No dia 19 de fevereiro, mesmo com os festejos iniciais do carnaval (o famoso Furdunço, que vai de Ondina até a Barra), o teatro estava cheio e a platéia, que contou com a presença ilustre de Tia Má, riu e se divertiu, mas também saiu com a reflexão sobre a situação delicada que o Brasil está vivendo, sobre a inversão de valores e sobre a necessidade de se tomar um posicionamento sensato diante dessas questões.

A temporada especial de verão termina no dia 12 de março e esperamos que se concretize o que foi noticiado sobre o espetáculo adentrar as telas através de uma série.

Vale muito a pena conferir o espetáculo 7 Conto – A Comédia!

Mais imagens

Thays Coelho é psicóloga, crítica cultural e Gestalt-terapeuta

2 respostas para “7 Conto – A Comédia: 7 momentos de comédia satírica em uma única peça”

  1. Olá Tahys boa tarde.

    Acabei de ler o seu texto sobre a peça 7 Conto, e gostei muito do que li. Estou fazendo um trabalho, precisei falar sobre Luiz Miranda e os “7 Conto”. Ajudou-me bastante o seu material, pois, faz muito tempo que vi este espetáculo em Salvador, e precisava relembrar um pouco mais dos assuntos para dar inicio ao meu material.
    Gratidão.
    Um forte abraço,

    Edu Gomes

Deixe uma resposta