Filmes para assistir e se dar bem no ENEM 2017: A Batalha de Seattle | Cabine Cultural
Cinema

Filmes para assistir e se dar bem no ENEM 2017: A Batalha de Seattle (nº1)

A Batalha de Seattle

A Batalha de Seattle

Série de textos e análises sobre filmes que podem ajudar o estudante a fazer uma boa prova no ENEM e em vestibulares

Filmes sobre Movimentos sociais ao longo da História

A Batalha de Seattle (2007, Stuart Townsend)O contexto ao qual A Batalha de Seattle é inserido é dos mais relevantes para se entender o mundo atual. Estamos falando aqui da globalização (tema recorrente em provas do ENEM e de vestibulares) e de todas as mazelas que tal formato social trouxe ao planeta. O filme conta a tensa situação que ocorreu na reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Seattle, no ano de 1999, onde cerca de 100 mil manifestantes causaram estragos na cidade americana.

O que os manifestantes queriam? Essa resposta é fundamental para que você, estudante, entenda os fenômenos da globalização no mundo.

Mas para isso vamos entender quais as atribuições da OMC

A OMC tem como atribuições supervisionar regras e acordos comerciais, atuar como fórum de negociações comerciais e supervisionar as políticas comerciais dos países membros.

Percebeu o X da questão?

Se uma organização preza pela economia, em algum momento parece que ela irá falhar em questões sociais.

E foi protestando contra essas falhas que milhares de pessoas foram às ruas de Seattle em 1999.

E o que eles queriam?

As motivações eram diversas. Algumas ONGs e ativistas humanistas protestavam contra o avanço das *políticas neoliberais, que eles consideram uma ameaça aos direitos humanos e às políticas de saúde, educação e distribuição de renda nos países mais pobres, e ambientalistas buscavam parar as negociações da OMC, chamando a atenção para a degradação ambiental resultante das políticas desenvolvimentistas estatais e privadas.

Ou seja, os protestos de Seattle visavam questionar as mazelas de um mundo globalizado focado no crescimento econômico, muitas vezes deixando questões ambientais, sociais e de direitos humanos em segundo plano.

Dica importante para estudo

Os protestos de Seattle podem ser relacionados com outros protestos que surgiram tempos depois, como os da Turquia e do Brasil, em 2013. Todos questionavam a falta de políticas sociais e humanitárias dos países envolvidos, sendo que os mais recentes também protestavam contra ditaduras e governos corruptos.

Os protestos de Seattle podem ser considerados os primeiros organizados através da internet. Estava sendo inaugurada uma nova era, tão recorrente nas manifestações futuras.

Temas: globalização, políticas sociais, neoliberalismo e meio ambiente.

Filmes e/ou séries relacionadas: trilogia Zeitgeist (filme).

Assista aqui

Deixe uma resposta