Nas livrarias: Vem Pra Rua – A história do movimento que mobilizou o Brasil, da Matrix Editora | Cabine Cultural
Literatura Notícias

Nas livrarias: Vem Pra Rua – A história do movimento que mobilizou o Brasil, da Matrix Editora

Vem Pra Rua – A história do movimento que mobilizou o Brasil, da Matrix Editora

Vem Pra Rua – A história do movimento que mobilizou o Brasil, da Matrix Editora

O livro traz uma importante abordagem de um dos acontecimentos mais marcantes da história recente do país

 Estávamos próximos do início da Copa das Confederações, torneio que serviria de teste para a tão sonhada Copa do Mundo no Brasil. Era um 13 de março de 2016, e mais de 6 milhões de pessoas estiveram nas ruas do Brasil. Fazendo o quê? Comemorando o início do torneio ou a chegada da Copa? A resposta é um não e os detalhes contamos agora.

Seis milhões de pessoas em 503 cidades, todos pedindo o afastamento da presidente Dilma Rousseff, era a maior manifestação popular da história do país. Grande parte dessa multidão foi protestar motivada pelo trabalho do Vem Pra Rua, um movimento suprapartidário que surgiu da organização espontânea da sociedade civil.

Leia também:  Maior ícone da televisão, Silvio Santos tem biografia lançada pela Matrix Editora

O resultado dessa insatisfação popular culminou, em 31 de agosto, com o afastamento definitivo de Dilma da presidência. Mas como a sociedade se aglutinou no Vem Pra Rua? Como o movimento cresceu em quase todo o país? Como ganhou poder de pressão junto aos políticos brasileiros?

O livro
Esses são alguns dos temas abordados no livro Vem Pra Rua – A história do movimento que mobilizou o Brasil (Matrix Editora).

Página do livro

Escrito pelos próprios fundadores do movimento, Rogerio Chequer e Colin Butterfield,  a obra revela os bastidores do convencimento de cada um dos parlamentares que iriam votar pelo afastamento da ex-presidente.

Mostra como o conceito de corrupção era entendido por comunidades da periferia das grandes cidades e como isso as afastava dos movimentos populares que, justamente, iriam lutar contra a corrupção. Mostra também como a insatisfação de duas pessoas – Rogerio Chequer e Colin Butterfield – que não se conheciam e acabaram grandes amigos – os levou a se encontrarem e a fundar o movimento.

Leia também:  Matrix lança “Ginástica Cerebral”, livro que ajuda a exercitar a mente

Um livro essencial para quem deseja conhecer um pouco de um dos momentos mais icônicos de nossa história recente. O futuro vai dizer exatamente qual foi a real função do movimento, e o que ele trouxe de legado, termo bastante usado na época da própria Copa do Mundo.

Mesmo sem termos estas respostas, o movimento em si já pode ser considerado um marco pro Brasil.

Os autores
Rogerio Chequer
é sócio da SOAP, consultoria de comunicação especializada em apresentações corporativas. Antes disso, trabalhou 20 anos no mercado financeiro, metade deles como sócio de fundos de investimento nos Estados Unidos. Começou a idealizar o que se tornaria o Vem Pra Rua no início de 2014, e atualmente é seu principal porta-voz.

Leia também:  Editora Matrix lança o livro Profissão Futuro

Colin Butterfield nasceu em Marília e formou-se engenheiro. Trabalhou em diversos setores, como banco de investimento, startup de internet e trading de commodities. Conheceu Chequer em 2014, com quem fundou o Vem Pra Rua, e hoje lidera as áreas operacionais.

Matrix Editora
Matrix Editora possui 500 títulos publicados e faz cinco novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Assassinato de Reputações, Bem-vindo ao Inferno, Mothern, Proibido para Maiores e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

Comprar o livro




Deixe uma resposta