Maior ícone da televisão no Brasil, Silvio Santos tem biografia lançada pela Ed. Matrix | Cabine Cultural
Crítica literária Literatura Notícias

Maior ícone da televisão, Silvio Santos tem biografia lançada pela Matrix Editora

Silvio Santos

Silvio Santos

Biografia faz uma viagem maravilhosa pela vida e obra do maior comunicador da história do país; livro é um lançamento da Matrix Editora

Silvio Santos – A trajetória do mito.

Este é o título de uma das mais interessantes biografias já produzidas no país, ao menos nos últimos anos. Lançado pela Matrix Editora, o livro é um documento relevante que de certa forma conta um pouco a história da comunicação, e mais especificamente, a história da televisão no Brasil. E podemos afirmar isso pelo simples fato da história de Silvio Santos coincidir muitas vezes com a própria história do entretenimento aqui no país. Antes dele era uma coisa, depois outra.

O livro mostra isso. Mostra que Silvio foi um divisor de águas no crescimento do entretenimento. Com uma organização bem didática, a obra escrita e planejada por Fernando Morgado fala de assuntos de economia, da vida artística, da vida política e da vida pessoal.

Comprar o livro

Na primeira parte Fernando conta a história do empresário Silvio Santos, de como ele se transformou no dono de uma das maiores emissoras de televisão do país, e soube agregar dezenas e dezenas de empreendimentos e investimentos ao redor do seu projeto principal, o SBT.

Já neste primeiro capítulo percebemos que o ponto principal em Silvio Santos – A trajetória do mito é a coleção com mais de 360 frases ditas por Silvio Santos ao longo de 70 anos. O trabalho de Fernando para garimpar estas frases merece aplausos. E o mais interessante é que estas frases ajudam a explicar a vida, a obra e a mente do mito, do ícone, do empresário. Silvio Santos é biografado através dele mesmo, este é o diferencial e a peculiaridade do livro.

Leia também:  Crítica Pesadelo na Cozinha: Band acerta em cheio e exibe melhor estreia do mês na TV

A parte dedicada a sua vida como artista traz um momento bem especial: os 14 anos de Silvio. Neste momento ele perde a sua virgindade, ele se vê como camelô e ele se encontra como artista pela primeira vez. Três perspectivas da construção de uma personalidade forte, de um caráter inconfundível, e de uma estrela poucas vezes vista na história da televisão brasileira.

Silvio Santos - Capa do livro

Silvio Santos – Capa do livro

Destaques da vida de um mito
Entender Silvio Santos requer o domínio de alguns termos, palavras chaves mesmo. Termos simples, diferentes, complexos, que vão desde Casa dos Artistas, novelas mexicanas, Baú, empreendedorismo, Chaves, dinheiro…

A vida de Silvio como dono do SBT é a que mais nos interessa, pois falando dela falamos automaticamente também de, por exemplo, Casa dos Artistas, o reality show que revolucionou a rede aberta de televisão, e que fez o SBT, de uma forma gloriosa, vencer a Rede Globo por dias e semanas seguidas. Talvez seja até hoje o grande momento de Silvio como dono de televisão e do SBT como emissora.

Leia também:  Editora Matrix lança o livro Profissão Futuro

Mas não é somente de Casa dos Artistas que viveu Silvio Santos. Ele também já investiu no futebol (a emissora até chegou a cobrir Copa do Mundo), ele teve, e ainda tem, como Galinha dos ovos de ouro a série mexicana Chaves, a novela Chiquititas, a reprise de A Usurpadora, o programa do Ratinho, o eterno Viva a Noite, comandado por Gugu, e o icônico programa de namoro, comandado por Silvio.

E claro, tem os domingos, que durante muito tempo foram recheados de programas com Silvio Santos no comando. Aos poucos ele foi perdendo espaço e hoje só está mesmo a frente do programa que finaliza a linha de entretenimento no domingo, o Programa Silvio Santos, recheado de pegadinhas, outra marca de Silvio.

Obrigatório
Silvio Santos – A trajetória do mito é um livro obrigatório, tanto para estudantes de comunicação, quanto para admiradores de Silvio ou da televisão brasileira. Fernando soube fazer um trabalho de compilação digno de aplausos e assim fez o próprio “patrão” contar a sua história através de suas próprias palavras.

Leia também:  Nas livrarias: Vem Pra Rua – A história do movimento que mobilizou o Brasil, da Matrix Editora

O livro
Silvio Santos – A Trajetória do Mito conta toda a trajetória do animador e empresário através de um formato inédito, que combina textos ágeis, declarações dadas por Silvio ao longo das últimas seis décadas e uma completa linha do tempo. Cada capítulo revela uma faceta especial: seu tino para os negócios, sua longa carreira artística, seu estilo próprio de comandar o SBT, sua meteórica trajetória política e sua reservada vida pessoal. Combinadas, compõem a figura de um mito, verdadeira marca da comunicação do Brasil.

Fernando Morgado
Escritor, é autor dos livros Silvio Santos: a trajetória do mito (Matrix, 2017), Blota Jr.: a elegância no ar (Matrix, 2015) e Cómo hacer presentaciones exitosas (Ars Optika, 2017), um dos autores do As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (Instituto Moreira Salles, 2013) e colaborador do Rádio: teoria e prática, de Luiz Artur Ferraretto (Summus, 2014), e Av. Paulista, 900: a história da TV Gazeta, de Elmo Francfort (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010). Também lançou duas coletâneas com artigos originalmente publicados em seu blog, um dos ganhadores do 1º Prêmio Top Blog, promovido pela Universidade Paulista (UNIP).

SERVIÇO
Silvio Santos – A Trajetória do Mito
Fernando Morgado
Matrix Editora
208 páginas
R$ 39,90

Deixe uma resposta