Crítica: vale a pena assistir Real – O Plano Por Trás da História?

Real - O Plano por trás da história
Real – O Plano por trás da história

“Na trama, Gustavo Franco é um brilhante economista que é chamado pelo governo de Itamar Franco (Bemvindo Sequeira) para ser secretário adjunto no Ministério da Fazendo, chefiado por Fernando Henrique Cardoso”

Instagram Brisa Maria The Cat

Por NoSet

Na cena que abre Real – O Plano Por Trás da História, o economista Gustavo Franco (Emílio Neto) e sua mulher Renata (Paolla Oliveira) conversam sobre seu passado e suas aspirações profissionais com um outro casal de amigos. Em certo ponto da conversa, os dois homens começam a trocar provocações envolvendo suas inclinações políticas, até o momento em que os insultos começam a tomar conta do acalorado debate. De um lado, o economista defende as políticas liberais realizados em contextos diferentes no mundo, enquanto aponta contradições do sujeito que se diz contra o capitalismo, mas come caviar num restaurante caro (referência nada sutil a um insulto que se tornou famoso no Brasil). Do outro lado, o homem se irrita, levanta e chega a fazer um gesto de ameaça enquanto sugere que suas visões terão de ser eventualmente aceitas um dia como se na base da obrigação.

Ora, esse diálogo inicial é basicamente uma transposição de uma briga de rede social sobre política dessas que vemos todos os dias e que tendem a polarizar todo tipo de assunto. As dicotomias extremas que costumam permear esses “debates” acabaram ficando inevitáveis em tempos de internet e servem para demonstrar o imediatismo – e porque não, um certo desespero – do brasileiro em ser ouvido por suas frustrações com o universo político. Embora este seja um filme que pareça ter a intenção de não poupar os “lados” da política (tirando o 3º ato), ele claramente não esconde seu posicionamento quanto aos aspectos econômicos…

Hostinger

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Adquira o seu

Guia de Filmes

Assista ao trailer

O Bar Luva Dourada

Assista ao trailer

Annabelle 3 - De Volta para Casa