Último final de semana para conferir a comédia "Marido Ideal", de Oscar Wilde, no Rio de Janeiro
Cultura pop e ETC Notícias Teatro

Último final de semana para conferir a comédia “Marido Ideal”, de Oscar Wilde, no Rio de Janeiro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

Último final de semana para conferir a comédia “Marido Ideal”, de Oscar Wilde, no Rio de Janeiro

Este é o último final de semana para conferir a comédia “Marido Ideal”no Espaço Cultural Sérgio Porto, na Zona Sul do Rio de Janeiro.  O texto “Marido Ideal”, de Oscar Wilde, ganhou seu casamento perfeito com a direção e adaptação de Gilberto Gawronski em montagem que estreou no dia 13 de maio no Espaço Cultural Sergio Porto.

O elenco – Fellipe Mesquita, Karin Roepke, Márcio Malvarez, Paula Jubé, Stela Freitas, Tiago Ribeiro, Ticiana Passos e Zé Wendell – servirá no foyer do teatro, 30 minutos antes das apresentações, um flute de champagne gelada, um bem-casado, e uma cartilha com as máximas de Oscar Wilde, “isso tudo para o público, antes do espetáculo começar, entrar, pelo estômago, no espírito da peça”, brinca Gawronski.

A oportuna encenação de Gawronski para o texto “Marido Ideal” não sublinha as analogias ou evidencia a atualidade do texto wildiano com o momento sócio-político que estamos vivendo, mas aposta na inteligência e perspicácia crítica do público para que este o faça.

Na montagem Gilberto Gawronski toma a liberdade de adaptar o clássico texto teatral, inserindo informações históricas da trajetória do autor irlandês durante a trama que ele apresenta com dados biográficos e inserções de outras obras literárias de Oscar Wilde nesta iconoclasta encenação. Além, é claro, de citar algumas de suas pérolas que o eternizaram como um dândi frasista.

Marido Ideal

Marido Ideal

O espetáculo tem como assunto uma situação que envolve o jogo de aparências da sociedade. Um ministro de Gabinete, Robert, está prestes a ser denunciado devido a atos que comprometem seu passado. Ele construiu sua fortuna vendendo um segredo de Estado a respeito do Canal de Suez. Agora é chantageado pela fascinante Laura, uma mulher de duvidosa moral, por conta disso. Uma série de volteios improváveis da trama se sucede. Robert acabará por se redimir, por meio de um heroico discurso ao público, e seu amigo, Arthur, salvará de vez sua reputação calando Laura. Gertrude, a esposa de Robert, perdoará o marido, depois de perceber o quão facilmente o escândalo teria destruído a estabilidade de sua vida.

FICHA TÉCNICA
Texto: Oscar Wilde
Adaptação e Encenação: Gilberto Gawronski
Elenco: Fellipe Mesquita, Karin Roepke, Márcio Malvarez, Paula Jubé, Stela Freitas, Tiago Ribeiro, Ticiana Passos e Zé Wendell
Iluminação: Ana Luzia de Simoni e João Gioia
Cenografia: Mina Quental
Figurino: Ticiana Passos e Tiago Ribeiro
Programação Visual: Renato Krueger
Fotos: Alex Santana
Direção de Produção: Rafael Faustini
Produção Executiva: Breno Motta
Realização: GPS Produções Artísticas & Faustini Produções

SERVIÇO
Marido ideal

Temporada: Até 29/05
Dias e horários: Sábados e Segundas 21h; Domingos 20h.
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)
Classificação: 12 anos
Duração 80 min
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá 163 – Humaitá, Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21)2535-3846

Jornalista carioca, 39 anos, mãe do Heitor de 3 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta