Intrínseca lança fascinante “Robô Selvagem”, novo livro de Peter Brown
Crítica literária Literatura Notícias

Intrínseca lança fascinante “Robô Selvagem”, novo livro de Peter Brown

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Lançamento carrega consigo uma interessante reflexão: se um robô inteligente fosse deixado na selva, o que ele faria?
Robô Selvagem

Robô Selvagem

Falar de “Robô Selvagem” novo livro do escritor Peter Brown, e lançamento da Editora Intrínseca no Brasil, não é muito fácil, mas é extremamente gratificante. O livro traz como referências, sutis ou não, teorias de ficção científica, ou filmes como Wall-E, Náufrago e muitos outros que flertam com a natureza mas também mexem com tecnologia.

A narrativa é protagonizada por Roz, uma robô que, ao abrir os olhos pela primeira vez, se vê sozinha numa ilha. Ela não tem a menor ideia de como foi parar ali, mas foi programada para sobreviver. Depois de suportar uma tempestade intensa e es­capar de ursos furiosos, ela se dá conta de que sua única esperança é se adaptar ao ambiente, e vai ter que aprender isso com os nada simpáticos animais que ha­bitam a ilha.

Leia um trecho em PDF

E é daí que o livro começa para valer, tanto a trama por si só, quanto às reflexões embutidas na história.

Será que um robô teria a mesma capacidade humana para se adaptar ao ambiente, mesmo que seja dos mais estranhos para ele? Bem, Roz consegue, aos poucos, se aproximar dos bichos e criar um laço inquebrável com um filhote de ganso abandonado. Mas sua natureza é diferente, e o misterioso passado da robô, que a levou àquele ambiente selvagem, está prestes a retornar para assombrá-la.

“Robô Selvagem” então parte para uma narrativa que mistura ficção, com mistério, e como fio condutor uma trama sobre a natureza, e sobre esta relação centenária entre ela e a tecnologia. Elas podem ser amigas, ou a tecnologia tende a destruir a natureza?

Robo Selvagem Capa

Robo Selvagem Capa

Pois bem, ao menos se tomarmos o livro como exemplo, e usá-lo como metáfora, então esta relação pode ser não só saudável, como acima de tudo benéfica e produtiva. Basta tão somente que o meio termo desta relação – o homem – realiza bem a sua função neste planeta: cuidar bem da Terra.

O estilo de Peter Brown é muito direto e consegue fisgar muito bem, seja uma criança, um adolescente, ou alguém mais grandinho. O seu público é amplo e “Robô Selvagem” segue esta dinâmica, servindo como uma fascinante leitura para pessoas de todas as idades.

Um ótimo presente.

Peter Brown
Peter é autor e ilustrador de diversos livros infantis que  foram best-sellers em outros países. Estudou ilustração no Art Center College of Design, na Califórnia, Estados Unidos. Já foi premiado com o Best Illustrated Children’s Book Award, do The New York Times, e eleito ilustrador do ano pelo Children’s Choice Book Award.

SERVIÇO
Formato(s) de venda: livro, e-book
Tradução: Marina Vargas
Páginas: 288
Gênero: Ficção
Formato: 13,5 x 21 x 1,6 cm
ISBN: 978-85-510-0193-6
E-ISBN: 978-85-510-0194-3
Lançamento: 08/06/2017


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta