Filmes para assistir e se dar bem no ENEM 2017: A Onda (nº2) | Cabine Cultural
Cinema Notícias

Filmes para assistir e se dar bem no ENEM 2017: A Onda (nº2)

A Onda

A Onda

Série de textos e análises sobre filmes que podem ajudar o estudante a fazer uma boa prova no ENEM e em vestibulares

Filmes sobre Movimentos sociais ao longo da História

A Onda (2008, Dennis Gansel) – Filme alemão, baseado em um fato acontecido nos Estados Unidos. Narra a história de um professor do ensino médio que, ao assumir um curso sobre política, decide realizar uma experiência prática, na qual os seus estudantes entrarão em contato com os mecanismos que propiciaram a chegada de regimes autoritários ao poder ao longo da história. E então ele cria toda a estrutura necessária para isso.

Basicamente a reflexão que o professor propõe é esta: como um regime autoritário pode ganhar força em um estado democrático?

Vamos voltar à frase “E então ele cria toda a estrutura necessária para isso”.

Como assim? Que estrutura é esta?

No início cada aluno precisaria pedir permissão para falar, e ficar de pé quando falar. A questão da disciplina é muito importante. Logo depois vem a parte da perda da individualidade, com todos vestindo o mesmo uniforme e andando em blocos. Neste momento a base (estrutura) da experiência já foi posta em ação.

Muito importante entender este filme, entendendo-o, você terá ferramentas para argumentar sobre os regimes políticos da história recente, e ainda terá um bom material para refletir a sociedade e suas características.

O que é mais produtivo na análise do filme?

Vermos com os nossos olhos como nasce um regime autoritário. Perceber a mudança gradual de uma estrutura liberal, que prega o individualismo (a nossa atual, por exemplo), para uma estrutura nacionalista, que prega o coletivo, a falta de individualidade.

A Onda Filme

A Onda, filme alemão,

Percebam que os estudantes começam a ficar padronizados, em roupas, em gestos, em comportamento (veja a foto acima).

Eles passam a viver em função de um líder. De um líder carismático, que no filme é o professor, mas que na história da humanidade foi *Hitler, Mussolini e vários outros ditadores.

Muita atenção com este filme!

Ele já foi e continuará sendo muito usado em provas.

Para observar: perceba que o filme dá indícios de que, para um governo autoritário tomar forma, ao menos três elementos principais precisam existir -> famílias desagregadas, descrença na lei e crise econômica.

Temas:  nacionalismo (exagerado),  legitimação indireta do poder, separação de grupos, xenofobia, fanatismo.

Filmes e/ou séries relacionadas: A Queda – Os últimos dias de Hitler (filme).

UCI OrientCinemas

Deixe uma resposta