Filmes para assistir e se dar bem no ENEM 2017: Adeus, Lenin! (nº3) | Cabine Cultural
Cinema Notícias

Filmes para assistir e se dar bem no ENEM 2017: Adeus, Lenin! (nº3)

Adeus Lênin

Adeus Lênin

Série de textos e análises sobre filmes que podem ajudar o estudante a fazer uma boa prova no ENEM e em vestibulares

Filmes sobre Movimentos sociais ao longo da História

Adeus, Lênin! (2003, Wolfgang Becker) – O filme é inspirado na queda do muro de Berlim e na reunificação da Alemanha. Conta a história de Alexander, jovem alemão cuja mãe entra em coma por oito meses. Quando ela volta para casa, ele usa todos os seus esforços para impedir que a mãe, admiradora do regime comunista, saiba que o Muro caiu e que o regime capitalista foi implantado em todo o país.

Para entender Adeus Lênin! é importante saber …
Que depois da segunda guerra mundial o mundo ficou dividido em dois grandes blocos políticos: o bloco comunista, liderado pela União Soviética, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos. Como as duas nações se aliaram no fim da segunda guerra para derrotar a então Alemanha Nazista de Hitler, ao término ficou decidido que o país germânico seria dividido.

Assim, em 1961 foi criado o Muro de Berlim, que proibia contato entre moradores da República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) socialista, com moradores da República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista.

Somente em 1989, com as manifestações populares cada vez maiores e com o fracasso da União Soviética, que o Muro foi derrubado, abrindo as portas para a reunificação da Alemanha.

Lembrem que…
Enquanto a Alemanha Oriental estava sob influência da URSS, e por isso havia uma série de déficits econômicos e os principais símbolos do capitalismo (Mcdonalds, Coca-Cola, Pepsi…) não existiam, a Alemanha Ocidental vivia sob o crescimento do capitalismo, com uma indústria cada vez mais forte e todos os simbolismos do capitalismo reinava.

Quando o muro caiu e a Alemanha foi reunificada, houve uma migração bem maior de pessoas saindo do bloco comunista indo para o capitalista do que o contrário.

Muito importante para estudo e entendimento
A migração/imigração (na análise do filme Central do Brasil explicaremos a diferença entre os dois termos) será um tema muito importante em redações e questões de vestibulares e provas do ENEM. A Alemanha tem recebido milhares de imigrantes sírios, por causa da pobreza e da guerra civil neste país (o Estado Islâmico é de lá!). Entender a história recente da Alemanha, e como ela é hoje uma das maiores potências do mundo, é de grande importância.

Temas: guerra fria, socialismo, capitalismo, pós-segunda guerra

Filmes e/ou séries relacionadas: The Americans (série), O que fazer em caso de incêndio (filme).

UCI OrientCinemas

Deixe uma resposta