Facebook estreia plataforma de música para celulares com os Tribalistas | Cabine Cultural
Cultura pop e ETC Música Notícias

Facebook estreia plataforma de música para celulares com os Tribalistas


Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

Facebook estreia plataforma de música para celulares com os Tribalistas

A versão para celulares do Facebook ganhou no início dessa semana o “Hand album”. Trata-se de uma nova plataforma de música, produzida em parceria com o Spotify, que pode colecionar letras de músicas, imagens, fotos em 360º e vídeos relacionados a um determinado cantor, cantora ou banda.

O formato, desenhado para os artistas de música, estreou mundialmente com o retorno dos Tribalistas, que lançaram quatro faixas inéditas no dia 10 de agosto. Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown participaram do desenvolvimento do “Hand album”. A ideia é reproduzir um pouco da experiência de ouvir música com o encarte do álbum nas mãos, como acontecia com os antigos LPs e CDs.

Tribalistas

Tribalistas

A navegação no “Hand album” é parecida com a da aba “Discover”, do Snapchat. A partir de uma tela central, você navega na vertical e na horizontal para explorar conteúdos diversos.

“O ‘Hand album’ é uma experiência única com foco em mobilidade para entregar aos fãs a verdadeira visão do artista ao lançar um novo trabalho, e deixar que ele se insira dentro do universo musica”, afirmou Christian Rôças, do Facebook.

A novidade não está disponível na versão do Facebook para computadores, apenas para Android, iPhone ou iPad (iOS).  Apesar disso, estima-se que o recurso deve alcançar 117 milhões de usuários somente no Brasil.

Aprenda a reproduzir o Hand Album
É bem simples! A plataforma musical do Facebook está disponível na página oficial do artista ou banda, somente acessada pelo mobile. Ao acessar a fanpage dos Tribalistas ou de um dos três integrantes do grupo, basta tocar no botão “Reproduzir música” para acessar um painel que reúne todo o conteúdo.

A seguir, navegue com movimentos verticais para ver as letras de músicas e trechos dos clipes, além de ficar por dentro das informações como letras, autores e link direto para ouvir no Spotify.

Você pode escolher também se prefere escutar as músicas no Facebook. O áudio dos clipes fica no silencioso, mas pode ser ativado clicando um botão localizado no canto superior direito da tela.

 

Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

Deixe uma resposta