Especial: conheça bibliotecas na Europa que são ícones da literatura, história e arquitetura
Literatura Notícias

Especial | Bibliotecas na Europa ícones da literatura, história e arquitetura

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Lindas e majestosas, nosso especial adentra no universo mágico da literatura e promete enriquecer a vida de quem fizer a leitura

Espalhadas pelo Velho Continente, as bibliotecas são locais que merecem o topo da lista de lugares para conhecer na Europa, dividindo o mesmo pódio com os museus e palácios. Visitá-las pode ser a melhor opção para viajar pela história e pela cultura mundial. A primeiras bibliotecas datam do século XVI e estão instaladas nas mais tradicionais universidades da Europa. Outras foram construídas em datas mais recentes, mas com projetos de grande valor arquitetônico. Nelas estão livros e imensas coleções que são verdadeiras joias da literatura, das mais diversas áreas. Além do acervo, observar a riqueza da arquitetura e os detalhes das intalações pode ser uma das mais sensacionais experiências de viagem.

Biblioteca da Universidade de Coimbra – Portugal

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em Portugal, é um dos monumentos mais belos do país. Construída no século 18, ela foi dividida em dois prédios: o da Biblioteca Joanina, muito conhecida por seu estilo rococó, abriga um antigo acervo de livros e documentos, anteriores a 1800; e o prédio do Edifício Novo, com cerca de um milhão de títulos. Para os turistas que estão em Lisboa, Coimbra fica a aproximadamente 200 quilômetros de distância.

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Philological Library da Universidade de Berlim – Alemanha

Inaugurada em 2005, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia de Berlim está entre os projetos audaciosos do novo século. O  arquiteto Norman Foster buscou inspiração no modelo de um cérebro humano para desenhar o prédio que abriga um acervo de mais de 700 mil volumes. É um dos pontos turísticos mais visitados da capital alemã.

University's Philology Library

University’s Philology Library

Biblioteca do Trinity College – Irlanda

O Trinity College, em Dublin, Irlanda, além de ser a universidade mais antiga da Irlanda (fundada em 1592), tem uma belíssima biblioteca com o maior acervo do país. Entre os 4,5 milhões de volumes está o famoso ‘Book of Kells’, o manuscrito raríssimo feito pelos monges celtas, que data do ano 800. Este livro é um dos itens que mais atraem visitantes ao lugar.

Biblioteca do Trinity College - Irlanda

Biblioteca do Trinity College – Irlanda

Biblioteca Pública de Amsterdam – Holanda

A Biblioteca Pública de Amsterdam (Openbare Bibliotheek Amsterdam) se destaca pela arquitetura contemporânea. O edifício com muitos andares é todo envidraçado, permitindo que a luz natural entre nas salas e ainda que os visitantes contemplem as mais belas vistas panorâmicas dos canais e da capital dos Países Baixos.

Biblioteca Publica de Amsterdam – Holanda

Biblioteca Publica de Amsterdam – Holanda

Biblioteca Bodleiana (Bodleian Library)  – Inglaterra

Uma das mais antigas bibliotecas da Europa, a Bodleian, principal acervo de pesquisa da Universidade de Oxford, reúne manuscritos raros como as cópias certificadas da Magna Carta. O local serviu de cenário para a saga Harry Potter.

Broad Street, Oxford photographer, Oxford University, Weston library

Broad Street, Oxford photographer, Oxford University, Weston library

Biblioteca Pública de Birmingham – Reino Unido

Um prédio de arquitetura moderna que combina inovação com raridades shakespearianas é a nova biblioteca localizada em Birmingham, a duas horas de Londres, inaugurada em 2013. É a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes, que deverão transitar pelos seus 31 mil metros quadrados, divididos em 10 andares entre jardins suspensos, anfiteatro, espaço musical, wi-fi e uma infinidade de livros e arquivos raros.

Biblioteca Pública de Birmingham – Reino Unido

Biblioteca Pública de Birmingham – Reino Unido


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

1 comentário

  • na Coreia do Sul uma das bibliotecas mais espetaculares do mundo, a Starfield Library, projetada com três estantes gigantes de 13 metros de altura e uma área construída de 2.800 m², a biblioteca de dois andares está aberta ao público gratuitamente, oferecendo aproximadamente 50 mil livros e revistas. Neste espaço pode ser encontrada a maior coleção de revistas coreanas, contando com mais de 600 títulos diferentes, incluindo as últimas edições e revistas internacionais.
    O mais incrível é que esta biblioteca fica localizada em um shopping, o COEX Mall, controlado pelo Grupo Shinsegae, um dos maiores conglomerados empresariais sul coreanos.

Deixe uma resposta