Lista: Os filmes mais lucrativos da história | Cabine Cultural
Cinema Destaque Lista de filmes Notícias

Lista de filmes: as sagas mais lucrativas da história do cinema baseadas em livros

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Filmes seriais como Harry Potter rendeu bilhões de dólares durante a sua vida nos cinemas mundo afora

Cinema e economia, cinema e dinheiro, cinema e números. O cinema pode fazer dupla com uma série de termos, mas certamente um dos termos mais essenciais para a sua sobrevivência enquanto negócio é o que envolve dinheiro. Para ter futuro, o cinema precisa de dinheiro, principalmente da bilheteria, pois se um filme fracassa, outros poderão ser prejudicados.

São muitos os exemplos de fracassos do cinema, mas o oposto também é válido: quando um filme faz sucesso, abre-se o caminho para sequências. Quando estes filmes, no caso aqui, vindo de livros, necessitam de sequência, é fundamental que o primeiro venha a ser um sucesso, ou ao menos dê um bom lucro, pois não há nada pior para um fã que ver a sua saga não ter fim no cinema por conta de desistência do estúdio. A franquia Divergente é um bom exemplo.

A lista aqui contempla as maiores bilheterias de série de filmes baseada em livros. Só hit, e somente números impressionantes.

Harry Potter
Baseada na série de sete romances da britânica J. K. Rowling, a qual narra as aventuras do bruxinho Harry Potter em Hogwarts.  Além de bater todos os recordes de vendas de livros na época de estreia, os títulos adaptados para as telonas são também a franquia de maior sucesso de bilheterias dos cinemas, lucrando cerca de 8 bilhões de dólares ao longo dos oito filmes produzidos entre 2001 e 2011. Harry Potter entrou para a história do cinema por apresentar nomes como Emmy Watson, além de uma saga mais que épica do bruxinho mais amado do mundo.

O Senhor dos Anéis
A trilogia fantástica O Senhor dos Anéis escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien, veio primeiro que outro livro de sucesso do escritor, O Hobbit, e logo se desenvolveu numa história muito maior. Escritos entre 1937 e 1949 e adaptados para o cinema pela primeira vez em 2001, juntas, as sagas O Senhor dos Anéis e o Hobbit contam com seis longas metragens e vários Oscars no currículo. A arrecadação média de bilheteria do sucesso está em torno de 5 bilhões de dólares. Eis aqui a franquia mais vencedora no quesito Oscar. Enquanto os outros exemplos chegam a ser vexames de críticas, a trilogia dos hobbits conquistou a todos.

Saga Crepúsculo

Saga Crepúsculo

Crepúsculo
A série de fantasia e romance escrita por Stephenie Meyer, ao longo de 4 livros, narra a história do triângulo amoroso entre Bela, uma jovem humana, Edward, um vampiro e Jacob, um lobisomem. A saga que se transformou em um verdadeiro fenômeno chegou aos cinemas em 2008, alçando Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner ao estrelato. Ao longo de cinco filmes – o último volume da série, Amanhecer, foi dividido em dois longas – rendeu uma bilheteria de cerca de 4 bilhões de dólares. A saga do vampiro não chega a ser a melhor da lista, mas certamente é a que possui uma melhor trilha sonora. Deve ser a que mais vendeu álbuns e músicas,

As Crônicas de Nárnia
Os sete romances de alta fantasia escritos pelo irlandês C.S. Lewis, traduzidos para 41 idiomas diferentes e tendo vendido mais de 120 milhões de cópias, figuram a lista de obras literárias mais bem sucedidas de todos os tempos. Adaptadas diversas vezes para rádios, teatros e televisão, a obra estreou no cinema apenas em 2005. Com apenas três filmes, a saga que foi vista ao cinema pela última vez em 2010, arrecadou mais de 1, 5 bilhões de dólares entre 2005 e 2010.

50 Tons de Cinza no Telecine

50 Tons de Cinza no Telecine

50 Tons de Cinza
A trilogia que surgiu primeiramente como uma fanfiction da Saga Crepúsculo, a qual a autora E.L.James é muito fã, vendeu mais de quarenta milhões de cópias em 37 países. Com o sucesso estrondoso, não demorou para o soft-porn ganhar espaço nas telonas. O primeiro filme da franquia atingiu a marca de 1,5 bilhões de dólares em bilheterias, já o segundo arrecadou 22 milhões. O próximo filme da saga, Cinquenta tons de liberdade, tem previsão de estreia para fevereiro de 2018. Saga ainda em andamento, que perdeu força na segunda sequência, mas que pode se recuperar com o próximo filme.

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Os livros de aventura e ação em um futuro distópico lançados pela autora Suzanne Collins em 2008, chegaram ao Brasil apenas em 2009. Traduzido para 26 idiomas diferentes e com os seus direitos vendidos para 38 países, não demorou para a trilogia virar série cinematográfica em 2012. Com quatro filmes, a história da Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) arrecadou mais de 2,2 bilhões de dólares. Saga responsável por revelar o talento de uma vez por todas de Jennifer Lawrence, e isso não é pouca coisa.


Deixe uma resposta