Filme para estudar para o ENEM: AI Inteligência Artificial
Cinema Notícias

Filme para estudar para o ENEM: AI Inteligência Artificial

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

AI Inteligência Artificial ENEM

AI Inteligência Artificial para estudar para o ENEM

Leia a nossa análise de AI Inteligência Artificial e se prepare melhor para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

AI Inteligência Artificial (2001, Steven Spielberg) – AI – Inteligência Artificial é um filme bem tocante, você certamente se emocionará. Mas não sem antes anotar em um caderninho todas as ferramentas que a história lhe oferece para se dar bem no ENEM.

Algumas questões que o filme apresenta

Logo de início, temos a possibilidade de o homem ser capaz de criar seres com habilidades, se não igual, superior à deles.

Depois, a possibilidade de dotar esses seres de sentimentos, o que os aproximaria e muito dos humanos.

E complementando, a possibilidade do homem, insatisfeito com sua própria natureza, criar algo artificial para lhe fazer companhia, o que vemos no filme (o personagem do menino serve para esta função).

Pergunta filosófica

E com seres ditos não humanos tão parecidos com o „homem‟, surge a pergunta: o que torna o „homem‟ humano? E o que diferencia este „homem‟ de uma máquina dotada de inteligência artificial?

Uma possível resposta

O homem foi criado para responder a sentimentos, sua base mais profunda, antes da capacidade de raciocinar, é a capacidade de sentir e expressar emoções e desejos. Sermos imperfeitos nessa condução talvez nos torne unicamente humanos, haja vista que a ideia de uma Inteligência Artificial, mesmo dotada de emoção, é fazê-la a mais perfeita possível.

Apartheid

Os andróides no filme, mesmo constituindo uma significativa parcela da população, não possuem direitos civis e são obrigados pelo Governo a se registrarem, caso contrário são destruídos.

Isso nos lembra o que?

Apartheid, Nazismo… “vejo o futuro repetir o passado”, como diria a canção de Cazuza.

Outra questão importante

Já é fato que os avanços no desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial são inevitáveis e que possivelmente nos próximos cinqüenta ou sessenta anos poderemos ter entre nós os primeiros robôs com aparência e inteligência próximas as nossas.

Isso levanta uma questão

O trabalho humano corre o risco de se tornar obsoleto e perder o sentido?

Se a resposta for sim, isso acarretaria maiores problemas do que os já vividos, como a diminuição dos empregos devido a grande presença de máquinas (robôs) nas fábricas. Para pensar!

Temas: evolução tecnológica, humanidade, ética, ciência.

Filmes e/ou séries relacionadas: Blade Runner (filme).


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta