Sebastião Salgado tem doc sobre sua trajetória exibido no Curta!
Cultura pop e ETC Notícias Televisão

Sebastião Salgado tem documentário sobre sua trajetória exibido no Curta!

Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

Sebastião Salgado tem documentário sobre sua trajetória exibido no Curta!

Quem perdeu a estreia no Curta! de Sal da Terra, documentário sobre o fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado na última terça, dia 5, terá mais duas oportunidades de conhecer um pouco mais sobre a obra deste ícone da fotografia, recém-eleito membro da Academia de Belas Artes da França.

O filme ganha novas exibições dias 9 e 10 de dezembro, às 10h45 e às 22h, respectivamente. Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, Sal da Terra, que também recebeu menção honrosa na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2014, mostra a obra de Sebastião Salgado e sua forma de se aproximar da natureza para retratá-la.

Dirigido pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, e pelo diretor alemão Wim Wenders, o filme passeia por imagens capturadas pelo fotógrafo ao longo de mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, incluindo visitas a áreas isoladas de todo contato humano.

O Sal da terra

O Sal da terra

Empossado na última quarta na Academia de Belas Artes, do Instituto da França, criado em 1795, Salgado é o primeiro brasileiro a integrar a instituição. Ele é um dos quatro fotógrafos da Academia que conta ainda com Yann Arthus-Bertrand e Jean Gaumy, da França e Bruno Barbey, do Marrocos. E entrou no lugar do francês Lucien Clergue, seu amigo, morto em 2014.

TERÇA DAS ARTES

O Sal da Terra (Documentário)
Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, “Gênesis”.

Diretores: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Duração: 111 min
Classificação: Livre

Horários alternativos
Dia 09 de dezembro, sábado, 10h45.
Dia 10 de dezembro, domingo, às 22h.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo).

Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo & de Projetos do Digitais do Marketing. Redatora & Revisora da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e ao teatro, navegar pela internet e viajar, seja acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

***

Úrsula Neves

Úrsula Neves

Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.

Deixe uma resposta