Crítica The Post: A Guerra Secreta | Imprensa x Governo
Cinema Críticas Notícias Oscar

Crítica The Post: A Guerra Secreta | Imprensa x Governo

  •  
  •  
  •  
  •  
The Post: A Guerra Secreta

The Post: A Guerra Secreta

The Post: A Guerra Secreta desponta como um dos filmes que correm por fora no Oscar, mas a sua estrutura admirada pela Academia pode contar pontos a favor

The Post: A Guerra Secreta é daqueles filmes que a Academia de críticos nos Estados Unidos ama: bem produzido, com uma temática relevante, elenco formado por atores respeitados, um grande nome por trás e uma estrutura técnica bem tradicional. Digamos que é um filme adulto.

Estes fatos contribuem para que o filme dirigido por Steven Spielberg tenha alguma chance nesta próxima edição do Oscar, onde concorre em duas das principais categorias (filme e atriz). Corre por fora, já que outros dois, até três filmes, despontam como favoritos a tudo.

Porém, a relevância de The Post: A Guerra Secreta não está tanto no fato de ser bem recebido pela crítica, ou de ter chances no Oscar. O filme, como muitos outros, é um documento que pode e deve ser utilizado em aulas de jornalismo. Se hoje há toda uma discussão da qualidade dos cursos de jornalismo no país, e até mesmo no mundo, é porque toda a essência, destacada no filme de Spielberg, se perdeu ao longo dos anos. The Post mostra em pouco menos de duas horas que um jornal deve servir tão somente a sociedade, e nunca propositadamente a governo.

Leia+  “Verdade ou Desafio”, terror estrelado por Lucy Hale e Tyler Posey

Esse embate entre imprensa x governo é o chamariz do filme, que chegou aos cinemas num momento mais que oportuno, onde temos um presidente americano duelando com a imprensa, chamando-a de falsa somente pelo fato dos grandes jornais dos Estados Unidos não publicar o que Donald Trump, o presidente em questão, deseja.

Mas o The Post: A Guerra Secreta, fala de qual assunto especificamente?

The Post 

Vamos lá: Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe do jornal, insaciável por alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal suba de patamar no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos do Pentágono, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado.

Leia+  “Clube Leitura” chega ao mercado como ótima opção

A partir daí o espectador presencia uma guerra velada entre o jornalismo e todas as forças externas que jogam contra. E não é somente o governo. Perceba que o Post, assim como muitos outros jornais mundo afora, precisou bater de frente com investidores também, afinal de contas o jornal passara a ser uma empresa de capital aberto, assim como muitas outras da área de comunicação. E este fato é um dos mais perigosos quando vamos falar da profissão. Qual a relação que deve haver entre o jornalismo livre e o capitalismo selvagem?

A decisão tomada pela chefa do jornal, interpretada magistralmente (para variar) por Meryl Streep, é fazer prevalecer o papel da imprensa livre, mesmo que as consequências sejam duras. Mas perceba que até Kat chegar a esta decisão ela protelou muito.

Leia+  Festival Olhar de Cinema: Entrevista com Aaron Cutler e Carla Italiano

Falar da parte técnica do filme acaba sendo secundário, apesar de também importante. O roteiro, que segue o modelo tradicional, mais arrastado e sem nenhum truque, não se destaca tanto, porém é compensado por atuações bem convincentes de Tom Hanks e Meryl. A dobradinha é poderosa e mesmo com uma carga dramática não tão intensa os dois mostram porque são ícones do cinema.

The Post: A Guerra Secreta é um filme que vai entrar para a história como um relevante documento que reafirma a função social do bom jornalismo no mundo. Mesmo com futuras revoluções tecnológicas, a arte de investigar uma história e publicar para o mundo inteiro ter conhecimento de algo importante, essa arte será basicamente humana. E as boas escolas de jornalismo sempre prevalecerão.

Principais informações
Data de publicação:
Título da publicação:
The Post: A Guerra Secreta | Imprensa x Governo
Classificação:
41star1star1star1stargray

Sobre o autor

Luis Fernando Pereira

Luis Fernando Pereira

Possui grande experiência na área de jornalismo cultural. Além de editor do site é colunista dos sites Coisa de Cinema, Midiorama e Feminino e Além. Fez parte de um dos júris do VII Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema.

Deixe uma resposta