Câmera Record desta quinta traz revelação sobre efeitos dos agrotóxicos
Notícias Televisão

Câmera Record desta quinta traz revelação bombástica sobre efeitos dos agrotóxicos

  •  
  •  
Feminino e Além
Programa Câmera Record

Câmera Record

Programa Câmera Record investiga casos de intoxicação, doenças graves e mortes de produtores rurais contaminados por agrotóxicos

Um dos programas mais interessantes da rede aberta, o Câmera Record desta quinta, dia 1º de fevereiro vai abordar um tema dos mais relevantes, sobretudo para um país que depende bastante dos agronegócios.

Agrotóxicos

O programa montou uma equipe de reportagem especial para investigar os danos causados por agrotóxicos: casos de intoxicação, doenças graves e mortes de produtores rurais contaminados por esses produtos. O programa desta quinta ainda vai revelar se os venenos usados nas lavouras estão presentes na mesa dos brasileiros.

Serra capixaba

A equipe visitou regiões em que os produtores rurais sofrem com os efeitos da contaminação. Os repórteres Rogério Guimarães, Laura Ferla e Rodrigo Bettio percorreram a serra capixaba para investigar índices alarmantes destes casos na pequena cidade de Santa Maria de Jetibá, com quase 40 mil habitantes.  Sem informação e sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), muitos se intoxicaram, tentaram se suicidar, adoeceram de câncer e morreram em decorrência do contato excessivo com agrotóxicos.

Leia+  Câmera Record desta semana fala sobre pragas urbanas e os ataques de escorpião

Maior consumidor do mundo

A reportagem mostra ainda que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Mas nem todos os estados usam esses produtos da mesma maneira. No Rio Grande do Sul, a repórter Amanda Silva investigou que mais da metade das propriedades rurais utilizam veneno nas lavouras.

Em Rondonópolis, Mato Grosso do Sul, 191 toneladas de pesticidas são aplicadas por ano na produção agrícola, apurou a repórter Renata Ramos. No Paraná, 3.723 pessoas foram intoxicadas por veneno e 10% eram crianças, denuncia o repórter Vagner Kratz.

Apresentado por Marcos Hummel, o Câmera Record vai ao ar quinta-feira, 22h30

Sobre o autor

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site.
Copyright © 2019. Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta