Crítica The Looming Tower: americanos e os culpados do 11 de setembro
Crítica séries Notícias Séries

The Looming Tower: americanos buscando culpados para 11/09

  •  
  •  
  •  
  •  
Crítica The Looming Tower

Crítica The Looming Tower

Nova série americana sai em busca de mais culpados para o trágico dia 11 de setembro de 2001: agora o embate entre a CIA e o FBI está no centro da trama

Quem viveu o 11 de setembro de 2001, umas das principais datas da história contemporânea, certamente previu que em alguns anos a televisão e o cinema americanos iriam criar a exaustão produções que de alguma forma iriam dialogar com os eventos. Logo vieram alguns filmes, a maioria sobre os fatídicos voos. Junto com eles algumas grandes produções sobre o cerco a Sadam Hussein e logo depois a Osama Bin Laden. A televisão complementava a temática com séries como Homeland, que mostrava (e ainda mostra) toda a atmosfera que ronda os americanos no pós 11 de setembro.

Leia+  “Escobar - A Traição”: amor e drogas em mais um filmaço de Javier Bardem

O tema, que mesmo sendo abordado regularmente, não perde força entre os americanos, afinal ainda está longe se se fechar a ferida aberta por terroristas que deram fim a vida de mais de 2 mil americanos naquele dia. Assim, a necessidade de buscar novos culpados, ou responsáveis, ainda vive na cultura americana e um novo elemento foi colocado a público há algumas semanas.

Trata-se da série The Looming Tower, produção do Hulu que promete mostrar toda a tensão que envolvia os grupos antiterror nos Estados Unidos, composto basicamente pela CIA ( a inteligência americana) e o FBI ( a polícia federal americana).

A série é produzida pelo autor do livro referência para a construção da série, por Alex Gibney, e Dan Futterman, roteirista de Capote e Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo.

Por mais que o 11 de setembro seja o elo central da série, o termo mais comentado em entrevistas e releases de divulgação, quem assistir a série vai perceber, ao menos nos primeiros episódios, que a trama trabalha muito mais as questões que foram antecedentes do atentado.

Leia+  Crítica “Te Peguei”: bobagem sem sentido sobre o nada

O entorno do 11 de setembro é o foco, e por conta disso ela acaba sendo muito mais excitante de se ver, pois é um leque novo que se abre para um evento que já foi mostrado à exaustão na televisão e até mesmo nos cinemas.

The Looming Tower

Jeff Daniels (The Newsroom), Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg e Bill Camp são apenas alguns nomes no elenco.

Inspirada no livro “O Vulto das Torres”, vencedor do Prêmio Pulitzer de não-ficção que narra a conturbada relação entre o FBI e a CIA, e como a controversa rivalidade entre as agências pode ter preparado o terreno para o ataque às Torres Gêmeas e à Guerra do Iraque, mesmo que inadvertidamente.

Leia+  Crítica Vidas à Deriva: Shailene Woodley em mais um drama sobre sobrevivência

The Looming Tower terá dez episódios e se mostra até agora imperdível.




Robin Hood
A Voz do Silêncio

Sobre o autor

Luis Fernando Pereira

Luis Fernando Pereira

Possui grande experiência na área de jornalismo cultural. Além de editor do site é colunista dos sites Coisa de Cinema, Midiorama e Feminino e Além. Fez parte de um dos júris do VII Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema.

2 Comments

Deixe uma resposta