Crítica: a improvável 2ª temporada de 13 Reasons Why
Notícias Séries

Crítica: a improvável 2ª temporada de 13 Reasons Why

  •  
  •  
  •  
  •  
2ª temporada de 13 Reasons Why

2ª temporada de 13 Reasons Why

 

“Tratar essa série como exagero ou dizer que só serve de gatilho, é fechar os olhos para um mal que está presente, todos os dias, durante anos, na vida das crianças e adolescentes”

Por Feminino e Além

Parecia improvável que “13 Reasons Why” ganhasse uma nova temporada. Após a morte de Hannah Baker, a garota que se suicida e deixa as fitas com os porquês, a primeira temporada não deixou qualquer indício de que haveria algo a ser abordado e que desse mais episódios, principalmente para quem leu o livro. Certamente ficaria superficial ou uma enrolação sem limites. Mas, ao começar a maratonar os 13 novos episódios, descobri que há muito assunto a ser tratado, sim.

O ritmo inicial é lento, parece que tudo está se arrastando. Contudo, quando engata, surpreende por trazer um conteúdo, mais uma vez, explícito, claro, pesado e, infelizmente, conhecido por muitos. Não é de se espantar que, mais uma vez, “13 Reasons Why” entre na linha de frente dos haters e seja colocada como perigosa e desnecessária. Ao meu ver, ela é o contrário disso. Serve de prevenção. É necessária! Colocar cada um como responsável pelas próprias atitudes consigo próprio e com o outro, levar os sentimentos adolescentes à tona, mostrar que pode se sentir de diversas formas e, mesmo assim, não saber pedir socorro, é importante numa geração em não se fala mais sobre as coisas que importam, onde tudo virou vitimização e “mimimi”.

Tratar essa série como exagero ou dizer que só serve de gatilho, é fechar os olhos para um mal que está presente, todos os dias, durante anos, na vida das crianças e adolescentes, que muitas vezes não sabem lidar com os próprios sentimentos e, consequentemente, não sabem pedir ajuda. A tragédia do suicídio, do bullying, do estupro, dos abusos diários não é discutida e isso é mostrado nessa temporada quando um dos alunos fica sabendo que o tema está proibido na escola. Proibir, ao invés de esclarecer, não deixa de ser uma violência… Continua a leitura

Principais informações
Data de publicação:
Título da publicação:
Crítica: a improvável 2ª temporada de 13 Reasons Why
Classificação:
41star1star1star1stargray

Sobre o autor

Camila Botto

Formada em jornalismo com pós-graduação em mídias digitais, Camila Botto é colunista do Cabine Cultural, editora-chefe do Feminino e Além, autora do livro Segredos Confessáveis e sócia da Dendê Cult Press.

Deixe uma resposta