Shakira - Músicas oficiais da Copa do Mundo: relembre
Música Notícias

Músicas oficiais da Copa do Mundo: relembre

  •  
  •  
  •  
  •  
Waka Waka Shakira

Waka Waka – Shakira

A canção de Shakira foi especialmente bem escolhida na sequência dessa última. “The Time of Our Lives” foi interpretada de um jeito brilhante

Está chegando mais uma edição da Copa do Mundo de futebol. O Brasil espera esquecer a decepção da última edição e conseguir, se não a vitória, pelo menos um bom resultado. Chegar na semifinal nem seria vergonha, o problema foi aquilo que todos bem sabemos.

Muitos estão até fazendo contas e recolhendo informação para fazer suas apostas na Copa do Mundo 2018, pois sempre tem essa emoção, entre tantos astros e times fortíssimos, de tentar adivinhar um resultado ou quem será o melhor marcador.

Um elemento importante em cada Copa é sua canção oficial. Está lembrando as últimas? Não? Venha agora recordar alguns dos hinos e canções das últimas Copas.

We Are One (Ole Ola): Pitbull featuring Jennifer Lopez & Claudia Leitte
A construção musical de We Are One é certamente irrepreensível, e o acompanhamento de J. Lo e de Claudia Leitte foi excelente. A música “transpirava” Brasil por todo o lado. A questão que se coloca é se o público mundial aproveitou essa música do mesmo jeito que a música da Copa anterior, que vem já em seguida.

Waka Waka: Shakira, featuring Fleshyground
A música de Shakira era absolutamente eletrizante e conseguia aquilo que se pretende que aconteça em uma Copa: deixar todo o mundo dançando. É, com toda a certeza, uma das músicas que o público mais valorizou nos últimos 20 anos de Copas. Por todo o planeta, crianças de todas as nacionalidades dançaram e cantaram uma música muito simples e ao mesmo tempo cheia de energia. A “edição especial” dessa música, com a letra “This Time For Africa”, deixa um sinal forte e bem claro: a Copa de 2010 significava que África também é mundo, e que também tinha a capacidade de organizar uma festa como essa, mesmo se as vuvuzelas não foram aceitas.

“The Time of Our Lives”: Il Divo, featuring Toni Braxton
A canção de Shakira foi especialmente bem escolhida na sequência dessa última. “The Time of Our Lives” foi interpretada de um jeito brilhante e foi um reconhecimento ao talento e qualidade, tanto do grupo Il Divo como de Toni Braxton. Mas será que ficou na memória dos torcedores da mesma forma que a dança animada de Shakira?

“Boom”: Anastacia
Anastacia é uma das grandes vozes da pop internacional e mereceu certamente a escolha para a música de 2002. Mas é difícil dizer que “Boom” deixou algum legado. Ao contrário da música de 1998.

“La Copa de la Vida”: Ricky Martin
Independentemente de outras considerações, o futebol é uma grande festa do povo. Diz-se que é o esporte mais democrático, e até um dos mais meritocráticos, pois só os melhores dos melhores conseguem chegar e se manter no topo, independentemente de sua origem ou condição social. O certo é que as músicas mais dançáveis, mais populares, e talvez até mais “latinas”, são aquelas que conseguem mais reconhecimento pelo público. Estaremos puxando demais a nosso lado latino?

Ricky Martin já era bem famoso mas se impôs em todo o mundo por sua inesquecível interpretação da música da Copa de 1998. “Go, go, go, Allez, allez, allez!”

Sobre o autor

Luis Fernando Pereira

Luis Fernando Pereira

Possui grande experiência na área de jornalismo cultural. Além de editor do site é colunista dos sites Coisa de Cinema, Midiorama e Feminino e Além. Fez parte de um dos júris do VII Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema.

Deixe uma resposta