No “Feminino e Além”: Dieta sem glúten, emagrece?
Comportamento Notícias

“Feminino e Além”: Dieta sem glúten, emagrece?

  •  
  •  
  •  
  •  
Dieta

Dieta

“Por isso é tão importante se disciplinar e fazer esse processo acontecer, já que esses índices, quando estão altos, costumam provocar outros problemas à saúde”

O Glúten é a principal proteína presente no trigo, no centeio e na cevada e costuma fazer parte de uma dieta balanceada, como fonte de vitaminas, minerais, fibras. É uma substância proteica que possui poderosíssima ação sobre o organismo. E como se trata de uma substância com elevado grau de calorias, ele faz aumentar os níveis de gordura no corpo e por isso leva a pessoa a elevada massa corporal gorda, que é o que provoca o sobrepeso e a obesidade, os grandes males da sociedade de hoje. Por isso é tão importante se disciplinar e fazer esse processo acontecer, já que esses índices, quando estão altos, costumam provocar outros problemas à saúde, como alto risco de infarto, AVC, má circulação, etc.

Leia+  Mulher entende de hidráulica, sim senhor!

“Muitas pessoas tem retirado o glúten, na tentativa de emagrecer, no entanto, o planejamento alimentar não deve, de forma geral, conter restrições alimentares genéricas, mas sim ser individualmente planejado, respeitando-se aspectos pessoais. A eliminação pura e simples do glúten pode levar a prejuízo à saúde. Afinal de contas não existe um único alimento que sozinho seja o vilão da dieta”, afirma a endocrinologista Dra Juliana Garcia, do Rio de Janeiro.

A grande questão que ronda a qualidade do trigo que consumimos atualmente, deve redobrar nossa atenção para os excessos.

Dieta sem glúten e diabetes

Estudo do departamento de nutrição da Universidade de Harvard, analisou o consumo de glúten e a saúde de 200.000 pessoas, acompanhadas durante 30 anos. Nesse período, foram descobertos mais de 15.000 casos de diabetes tipo 2 entre os participantes. Os resultados mostraram que quem consumiu mais de 12 gramas de glúten por dia, tinha menos risco de desenvolver diabetes tipo 2. Continua a leitura

Assista ao trailer

Sobre o autor

Camila Botto

Formada em jornalismo com pós-graduação em mídias digitais, Camila Botto é colunista do Cabine Cultural, editora-chefe do Feminino e Além, autora do livro Segredos Confessáveis e sócia da Dendê Cult Press.

Deixe uma resposta