Confira as novidades da 26ª edição do Anima Mundi no Rio
Cinema Cultura pop e ETC Notícias

Confira as novidades da 26ª edição do Anima Mundi

  •  
  •  
  •  
  •  
Anima Mundi

Anima Mundi

“Uma novidade do Anima Mundi no Rio é a volta da Praça Animada, agora em estilo open air, batizada de Praça Animada Guaraná Antarctica. Ela vai funcionar de 25 a 28 de julho”

O Anima Mundi, um dos mais importantes festivais de animação do mundo e o principal da América Latina, chega à 26ª edição cheio de novidades. Até o dia 29 de julho o evento ocupa o Centro do Rio de Janeiro, em seis espaços, e de 1º a 5 de agosto acontecerá em São Paulo, com sede no Memorial da América Latina, e sessões em salas na cidade e na periferia. A variada programação reúne longas e curtas para adultos, jovens e crianças de todas as idades, além de debates com ilustres convidados internacionais, exibições de videoclipes, séries para TV, exposições, games, conteúdos em realidade virtual e 360°, oficinas e um grande cinema ao ar livre.

Para as mostras oficiais, foram selecionados 405 filmes de 40 países, sendo 108 produções brasileiras, de 13 estados. Contando com as mostras especiais, filmes convidados e retrospectivas, o número de títulos chega a 576, dos mais diversos temas, técnicas e origens. A curadoria é dos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, diretores e fundadores do festival. Os curtas-metragens são apresentados em sessões infantis ou adultas com até duas horas de duração, que proporcionam experiências incomparáveis. Cada seleção é uma surpresa e traz combinações de filmes de gêneros distintos, como fábulas, dramas, comédias, romances, documentários, terror e suspense.

Leia+  Aqui Jaz Henry volta aos palcos a partir desta sexta no Solar de Botafogo

LONGAS-METRAGENS
Quatro longas infantis e três adultos ganham destaque na mostra competitiva. Para as crianças, The Snow Queen 3: Fire and Ice, comédia do diretor Aleksey Tsitsilin (Rússia), El Angel en el Reloj, do diretor mexicano Miguel Ángel Uriegas, e Ploey: You Never Fly Alone, uma coprodução entre Islândia e Bélgica, dirigida por Árni Ásgeirsson. A estreia do nacional Tito e os Pássaros, dos diretores Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg, completa a lista de longas infantis.

Para os adultos, os aguardados longas-metragens desta edição são As Aventuras de Fujiwara Manchester, nova animação brasileira de Alê Camargo, Wall, documentário canadense do diretor Cam Christiansen, e The Breadwinner, longa indicado ao Oscar® e vencedor do festival de Annecy. Coproduzido por Irlanda, Canadá e Luxemburgo, o drama dirigido por Nora Twomey tem Angelina Jolie assinando a produção executiva. A roteirista do filme, Anita Doron, é uma das convidadas do festival.

Fora de competição, os destaques são Isle of Dogs, novo filme de Wes Anderson com a participação do animador brasileiro Matias Liebrecht, que apresentará sessões especiais no Rio e em São Paulo; e o premiado longa espanhol Pos Eso, de Samuel Ortí Martí. Ele participará de um Papo Animado na Mostra “Foco Espanha”, no dia 27 de julho, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.

Leia+  Com Taylor Schilling, Maligno é uma das maiores apostas do terror para 2019

MOSTRAS COMPETITIVAS
Divididas por categorias, as mostras competitivas do Anima Mundi são: Curta (95 títulos), Curta Infantil (61), Longa-Metragem (3), Longa-Metragem Infantil (4), Galeria (27 filmes experimentais e um média-metragem do conhecido animador Bill Plympton, que será apresentado em Galeria Especial) e Portfólio (33 filmes publicitários ou feitos sob encomenda).

Fora de competição existem as mostras Panorama (57 curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (53 trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (29 curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (42 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas).

NO RIO, CINEMA AO AR LIVRE
Uma novidade do Anima Mundi no Rio é a volta da Praça Animada, agora em estilo open air, batizada de Praça Animada Guaraná Antarctica. Ela vai funcionar de 25 a 28 de julho, com duas sessões gratuitas diárias ao ar livre, às 18h30 e às 20h, na Praça dos Correios. Com iluminação especial, espreguiçadeiras e cadeiras, o local terá capacidade para até 300 pessoas, área de convivência e comidinhas gourmet em food trucks, food bikes e barracas, com opções variadas, sempre do meio-dia às 21h. A projeção será a laser em uma enorme tela de 9×5 metros, onde serão exibidos curtas não competitivos e a Sessão Especial Brasil em Annecy, com os curtas selecionados para o festival francês. A praça vai oferecer oficina de reciclagem para o público e uma kombi do Guaraná Antarctica distribuirá pipoca e refrigerante para o público.

Leia+  Antes Que Eu Me Esqueça abre 11º Los Angeles Brazilian Film Festival

SÉRIE DE TV
Pedro Eboli, Antonio Linhares, Beto Gomes e Joel Vieira, criadores da série nacional Oswaldo, farão uma apresentação no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, dia 29 de julho, e em SP, no dia 5, no Memorial da América Latina. Sucesso absoluto no Cartoon Network e na TV Cultura, a série é sobre um pinguim que vive em uma família humana. Será montada também uma exposição de Oswaldo na Casa França Brasil, no Rio, e exposição e um game temático de Oswaldo, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

ESPAÇO ANIMADOR
Na Casa França Brasil e no foyer do Memorial da América Latina vai funcionar o Espaço Animador, local para o lançamento de livros e exposições de trabalhos autônomos, para profissionais da área se conhecerem e exporem seus trabalhos. Haverá o lançamento do livro Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais, do Canal Brasil, Abraccine e ABCA. Também será lançado Imaginário Coletivo, de Wesley Rodrigues, e haverá a venda do livro Aparecida, a Menina com Cabelo de Brasil!, de Alexandre Bersot.

Confira a programação completa do Anima Mundi no site oficial.




Robin Hood
A Voz do Silêncio

Sobre o autor

Úrsula Neves

Úrsula Neves

Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.

Deixe uma resposta