Entrevista: Mauricio Amorim lança livro “Luz, Câmera, Ação, E Pensamentos...”
Entrevistas Notícias

Entrevista: Mauricio Amorim lança livro “Luz, Câmera, Ação, E Pensamentos…”

  •  
  •  
  •  
  •  
“Luz, Câmera, Ação, E Pensamentos...”

“Luz, Câmera, Ação, E Pensamentos…”

 

Professor, cineasta e escritor, Mauricio Amorim lança livro com os seus artigos no site Cabine Cultural; “Luz, Câmera, Ação, E Pensamentos…” já está à venda

Cineasta, escritor e colunista do Cabine Cultural, Mauricio Amorim acaba de lançar “Luz, Câmera, Ação, E Pensamentos…” livro contendo alguns dos seus melhores artigos no site, além de textos inéditos produzidos especialmente para o projeto.

O livro traz artigos mais densos sobre filmes que flertam com o clássico, com o comercial, com o alternativo… a marca dos textos de Mauricio, além desta pluralidade de gêneros, é o aprofundamento que ele dá aos seus textos. Se hoje em dia é comum vermos críticas e resenhas de filmes bem curtas e superficiais, Mauricio acaba navegando contra a maré, e entrega artigos que irão agradar em cheio quem gosta da discussão, da reflexão e da argumentação bem trabalhada.

Para você que ficou interessado, basta visitar a página de Mauricio, ou deixar seu contato aqui no site. O livro é um presente maravilhoso, seja para o aniversário, Natal, Ano Novo, Carnaval…

E para festejar o lançamento, conversamos um pouco com o próprio, que inclusive já voltou a escrever para o site. Quem sabe seja este o início do processo do segundo volume do livro.

Com vocês, Mauricio Amorim.

Cabine Cultural – Como surgiu a ideia do livro?
Mauricio Amorim – Eu escrevia, quase que mensalmente, para o Cabine Cultural e, aos poucos, fui sentindo necessidade de selecionar alguns daqueles textos e lançar um livro que pudesse ser útil para todos que gostassem da área de imagem, independente de serem estudiosos ou não, profissionais ou não, da área de cinema e de televisão.

CA – Todos os textos saíram da coluna ou você acabou escrevendo textos exclusivos para o livro?
MA – Alguns textos do Cabine não foram para o livro, e alguns textos terminaram sendo publicados somente no livro. Contudo, a grande maioria dos textos foram, inicialmente, publicados no Cabine Cultural.

CA – Qual foi o texto que mais te marcou?
MA – Pergunta muuuuuito difícil… Vamos lá… Gosto de sempre reler o texto que falo sobre a novela Sete Vidas e amo o texto sobre Woody Allen e a homenagem dele para Ingmar Bergman.

CA – O lançamento do livro aconteceu no Itaú Glauber Rocha. Como foi o evento?
MA – Pra mim muito especial pois, além de ter sido a data do lançamento, foi também a data dos 81 anos de minha mãe. E foi um momento maravilhoso, com amigos, colegas, familiares… Todos lá prestigiando aquele significativo momento.

CA – Você é mais cineasta que escritor, mais escritor que cineasta, ou ambos na mesma medida?
MA – Sou roteirista, inclusive pós-graduado na área. Amo dirigir, amo escrever, gosto muito de ensinar. Mas sou essencialmente roteirista.

CA – Como tem sido a recepção das pessoas que leem seu livro?
MA – As que chegam pra me falar alguma coisa, costumam, na verdade, dialogar comigo indo além do que escrevi… E isso é o grande barato pra mim: essa discussão posterior.

CA – Para terminar, o que você espera que o leitor sinta ao término da leitura de “Luz. Câmera. Ação. E Pensamentos…”?
MA – Vontade de ver, ou rever, cada uma daquelas obras que são discorridas por mim.

Sobre o autor

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site.
Copyright © 2018. Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta