1ª Mostra Cinema e Liberdade acontece em São Paulo
Agenda Cinema Notícias

1ª Mostra Cinema e Liberdade acontece em São Paulo neste fim de semana

  •  
  •  
  •  
  •  
Laranja Mecânica o filme

Laranja Mecânica, um dos maiores clássicos do cinema

Filmes de Kubrick, Godard e Bergman entram na programação da primeira edição da mostra que foca no tema liberdade e que traz clássicos da sétima arte

Cinema e liberdade, dois conceitos que coabitam de forma esplendorosa, sobretudo se pensarmos em todos os grandes clássicos que foram produzidos abrangendo o tema. Foi por conta deste pensamento que nasceu a 1ª Mostra Cinema e Liberdade, uma iniciativa do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL SP) em parceria com o Estado da Arte, sob gestão de Eduardo Wolf, e curadoria de Jeffis Carvalho e Miguel Forlin.

Dentre os destaques, um dos maiores filmes da história do cinema, Laranja Mecânica, de Kubrick. Já falamos muito sobre o filme aqui.

A mostra vai exibir neste próximo fim de semana, de 9 a 11 de novembro, alguns dos maiores clássicos do cinema, que não só flertam, mas que são quase que casados com o tema liberdade, mola mestra da mostra.

Além de viver a experiência de assistir aos clássicos do cinema, o público pode também acompanhar os painéis com grandes nomes, discussões e análises sobre a temática.

Saiba tudo sobre a mostra
Comprar ingressos

Confira a programação completa e se agende.

Sexta, 9 de novembro – Abertura
Recepção – 20h
Coquetel de boas vindas apenas para convidados.

Abertura – 20h45
A abertura será conduzida pelos Diretores do IFL-SP, Danilo e Maria Isabel e pelos curadores do evento, Jeffis e Miguel.

Introdução – 21h
A introdução será feita por grandes pensadores e estudiosos do cinema brasileiro.

Memórias do Cárcere – 22h
Classificação Indicativa: 16 anos

Na década de 1930, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza) é preso acusado de ligações com o Partido Comunista. Capturado em Alagoas, onde era servidor público e levava uma pacata vida, ele dá entrada no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1936, sem sequer passar por um julgamento. Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos – de ladrões de galinha a guerrilheiros -, ele escreve.

Sábado, dia 10 de novembro
O Ovo da Serpente – 14h
Classificação Indicativa: 18 anos

Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg (David Carradine) é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.

Roma, Cidade Aberta – 16h15
Classificação Indicativa: 14 anos

Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

Painel + Filme Afterimage:
Painel: O indivíduo sob a opressão – 18h15

Este painel será uma introdução ao filme Afterimage.

Afterimage – 20h
Classificação Indicativa: 12 anos

Wladyslaw Strzeminski (Boguslaw Linda), é um artista de vanguarda polonês que superou todas as dificuldades impostas pelas suas deficiências físicas – ele não possuía uma perna e um braço – e também o ódio, a indiferença e a crueldade dispensados pelas autoridades de seu país para se tornar um dos artistas mais reverenciados do século vinte, uma verdadeira força da natureza que batalhou com todas as forças para construir seu progressista e genial programa artístico.

* Cada filme será vendido individulamente, a compra do ingresso só dá direito ao respectivo filme escolhido.

** A programação está sujeita a alterações.

Domingo, dia 11 de novembro
Fahrenheit 451 – 13h
Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os “bombeiros” têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Alphaville – 15h10
Classificação Indicativa: 12 anos

A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convence-lo a destruir a máquina. o percurso Natacha (Anna Karina), a filha do professor, lhe ajuda como guia.

Painel + Filme Laranja Mecânica :

Painel: O indivíduo sob a opressão – 17h

Este painel será uma introdução ao filme Laranja Mecânica.

Laranja Mecânica – 18h45
Classificação Indicativa: 18 anos

No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

* Cada filme será vendido individulamente, a compra do ingresso só dá direito ao respectivo filme escolhido.

** A programação está sujeita a alterações.

Sobre o autor

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site.
Copyright © 2018. Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta