Instituto Moreira Salles celebra aniversário de Clarice Lispector
Cultura pop e ETC Notícias

Instituto Moreira Salles celebra aniversário de Clarice Lispector

  •  
  •  
  •  
  •  

Clarice Lispector

“Os textos de Lispector publicados na imprensa também serão abordados no evento do IMS Rio. Às 20h, a atriz Clarice Niskier lerá crônicas da escritora selecionadas por Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS”

Consagrada por romances como A paixão segundo G.H. e A hora da estrela, Clarice Lispector (1920-1977) também foi uma excelente cronista, ainda que não se sentisse totalmente à vontade com o gênero. Esse viés de sua produção será abordado na próxima edição do evento Hora de Clarice, realizada no dia 11 de dezembro, nas sedes do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizado anualmente, o projeto foi lançado pelo IMS em 2011, com o objetivo de fazer com que a data de nascimento da escritora, 10 de dezembro, faça parte do calendário cultural do país.

Leia+  Rede UCI Cinemas abre pré-venda para “Aquaman”

No IMS Paulista, a atividade terá início às 19h, com uma leitura de crônicas de Lispector realizada pela escritora Andréa del Fuego. Em seguida, haverá uma palestra com Pedro Karp Vasquez, responsável pela obra da autora na editora Rocco e organizador do volume Todas as crônicas, lançado este ano. O livro reúne pela primeira vez, na íntegra, os textos do gênero escritos por Lispector para periódicos, especialmente o Jornal do Brasil, e revistas, como Senhor Joia.

Os textos de Lispector publicados na imprensa também serão abordados no evento do IMS Rio. Às 20h, a atriz Clarice Niskier lerá crônicas da escritora selecionadas por Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. A leitura será pontuada por breves peças musicais, compostas por Vitor Niskier Braga especialmente para a apresentação.

Leia+  Os maiores DJs da atualidade desembarcam no Rio de Janeiro para o Brazilian Bass

O acervo da escritora está sob a guarda do IMS desde 2004, sendo formado por uma biblioteca de cerca de 800 livros e um arquivo com seis documentos, entre os quais manuscritos dos romances A hora da estrela e Um sopro de vida, correspondências, um caderno de notas, entre outros itens. Além de promover a Hora de Clarice, o IMS já homenageou a escritora com o volume duplo (17-18) dos Cadernos de Literatura Brasileira. Também lançou o livro Clarice Lispector – Figuras de escrita, de Carlos Mendes de Sousa, e organizou a mostra Clarice, pintora, exibida em 2009 no IMS Rio. Em 2012, criou um site dedicado à escritora.

Além das sedes do Rio de Janeiro e de São Paulo, o IMS Poços apresenta uma atividade educativa em homenagem à escritora. No dia 10 de dezembro, às 9h, o centro cultural realizará uma oficina com os alunos da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, baseada na obra da autora.

Leia+  RJ: Nei Lopes abre o projeto AMC no Choro e no Samba

O IMS também convida parceiros e amigos para celebrar o aniversário de Lispector. Assim como nos anos anteriores, tanto a programação do IMS como a das instituições parceiras estarão disponíveis no site.

Serviço – Hora de Clarice

Crônicas de Clarice
11 de dezembro, às 20h

Auditório do IMS Rio
Entrada gratuita

Distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de uma senha por pessoa

Clarice Lispector, cronista singular
11 de dezembro, às 19h
Cineteatro do IMS Paulista
Entrada gratuita

Distribuição de senhas 1 hora antes e limite de uma senha por pessoa

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400

IMS São Paulo
Avenida Paulista, 2424
Tel.: (11) 2842-9120




Robin Hood
A Voz do Silêncio

Sobre o autor

Úrsula Neves

Úrsula Neves

Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.

Deixe uma resposta