“Aprender a Ler” e “Diário da Greve” estreiam nos cinemas
Agenda Notícias

“Aprender a Ler Para Ensinar Meus Camaradas” e “Diário da Greve”

  •  
  •  
  •  
  •  

Filmes estreiam no Circuito SaladeArte, em Salvador, e são dirigidos por cineastas baianos; programação vai até dia 26 de dezembro

Dois filmes baianos estrearam no circuito SaladeArte na última quinta-feira, e contam histórias que prometem emocionar os mais exigentes cinéfilos.

O primeiro, dirigido por João Guerra, “Aprender a Ler Para Ensinar Meus Camaradas” acompanha a jornada de dois músicos angolanos pela Bahia. O documentário musical, que conta com nomes como Tiganá Santana e Russo Passapusso, aborda a descoberta de uma herança africana, revelada através da música e de encontros com artistas baianos que tem seus trabalhos alicerçados na cultural afro-brasileira. O filme ficará em exibição até o próximo dia 26 na Saladearte Cine Paseo, no Itaigara, sempre às 15h20.

Diario de greve

Diário de greve

Já o segundo longa-metragem, “Diário da Greve”, dirigido por Guilherme Sarmiento, fala sobre uma das greves mais duradouras da história das universidades federais. Na ocasião, um professor resolve, como protesto, fazer um “filme de garagem”, registrando diariamente seu cotidiano de grevista. Aos poucos, o que seria um projeto criativo se torna uma obsessão angustiante. O filme seguirá em exibição também até o dia 26 na Saladearte do Museu, na Avenida Sete de Setembro, sempre às 15h05.

SERVIÇO
Aprender a Ler para Ensinar meus Camaradas
Local: Saladearte Cine Paseo  (Sala 02)
Cinesemana: de 20 a 26 de dezembro de 2018
Horário: 15:20
Direção e Roteiro: João Guerra
Duração: 84’

Sinopse: Dois cantores angolanos vão à Bahia conhecer artistas que se relacionam com a cultura africana através da música. A viagem, os encontros e a música se revelam de uma forma inesperada para estes dois africanos e o filme se transforma em uma expedição em busca das matrizes africanas que sobreviveram ao tempo, e na relação de Wyza e Dodô com estas descobertas, que são um grande espelho da sua própria cultura, mas que nem sempre será confortável de olhar.

Elenco: Dodô Miranda, Wyza Kendy, Mateus Aleluia, Roberto Mendes, Riachão, Tiganá Santana, Bira Marques, Russo Passapusso, Mutá Imê e outros.

Diário da Greve
Local: Sala de Arte do Museu ( 124 lugares)
Datas: de 20 a 26 de dezembro de 2018
Horário: 15:05
Duração: 78’
Direção e Roteiro: Guilherme Sarmiento

Sinopse: Após uma das greves mais duradouras da história das Universidades Federais, um professor resolve, como protesto, fazer um “filme de garagem”, registrando diariamente seu cotidiano de grevista. Aos poucos o que seria um projeto criativo se torna uma obsessão angustiante.

Sobre o autor

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site.
Copyright © 2019. Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta