Intrínseca: retrato sombrio da era Trump é tema de “O Quinto Risco”
Crítica literária Notícias

Lançamento Intrínseca: retrato sombrio da era Trump é tema de “O Quinto Risco”

  •  
  •  
Trump

Trump

Necessário, livro de Michael Lewis é um relevante documento sobre o período de transição e os primeiros meses da gestão Donald Trump, uma das mais emblemáticas da história americana

“O Quinto Risco”, livro que a Editora Intrínseca lança no país, é de uma relevância gigante para quem tem interesse por história geral ou por política americana. O documento é necessário para entendermos o quão confuso e despreparado foi o período de transição entre o governo de Barak Obama e o futuro governo de Donald Trump.

Sim, o livro começa com certa incredulidade em anunciar a presidência do país mais poderoso do mundo para um dos nomes mais desconcertantes do showbiz americano. Trump nunca foi político, nunca teve preparo de um político e nunca possuiu os mínimos requisitos para ser presidente de uma nação tão grandiosa. Ainda assim, fazendo tudo às avessas, ele chegou ao posto mais alto do poder executivo nos Estados Unidos.

Compre o livro aqui

“O Quinto Risco”, de Michel Lewis, vai transmitir a todos os leitores o quão despreparado este governo era antes mesmo de nascer para o mundo. Ele vai focar sobretudo no processo de transição, fase das mais estratégicas em um país democrático e republicano, pois neste momento as gestões atual e futura irão trocar experiências, feedbacks e o futuro governo terá todos os elementos para construir uma política administrativa planejada.

Leia+  Temperatura Máxima deste domingo exibe o divertido Madagascar 3: Os Procurados

Pois bem, o futuro governo Trump não tinha ninguém do primeiro, segundo, talvez nem do terceiro escalão para se responsabilizar por esta parte de suma importância. Trump inclusive pensara por vezes em nem sequer ter uma equipe de transição. Michel Lewis apresenta nomes, e situações que provam o quão despreparados e até mesmo incrédulos estavam as pessoas nomeadas por Trump para o trabalho.

Capa O Quinto Risco

Capa O Quinto Risco

A narrativa
Quando a eleição de Donald Trump foi confirmada, todas as agências federais se prepararam para receber a equipe de transição do futuro presidente. Só que ninguém apareceu. Após semanas de espera, os poucos enviados por Trump demonstraram brutal desinteresse no que os servidores de carreira e líderes dos departamentos tinham a lhes passar. Pior ainda: eles pareciam desconhecer por completo as funções dos setores que comandariam e ter currículos bastante questionáveis — sem falar nos casos em que havia conflitos de interesse.

Leia+  Crítica: Máquinas Mortais – Vale a pena assistir?

Michael Lewis foi atrás de alguns desses antigos funcionários, aos poucos afastados de seus cargos, a fim de ouvir o que eles teriam a dizer sobre a atitude de Trump e os possíveis riscos da nova gestão que mais os apavoravam. Sua surpresa, porém, foi perceber que uma das principais ameaças contra a nação americana (e o mundo) é representada pela figura do próprio presidente.

Na escala de possíveis situações emergenciais, o quinto risco é tudo aquilo que desconhecemos, que nem sequer cogitamos que possa acontecer, o imponderável. É natural que ele exista em certa medida. Mas o que fazer quando quem deveria tentar se inteirar de tudo a fim de minimizá-lo simplesmente lava as mãos e prefere se refugiar na ignorância? De que forma o desprezo pelo conhecimento demonstrado por aqueles em posição de liderança ameaça a existência da humanidade? Um retrato sombrio do período de transição e dos primeiros meses do governo Trump.

Poder governamental
Um dos trunfos do mais novo livro de Michel Lewis é mostrar como funciona todo o aparato governamental americano, e como eles fizeram para que os melhores jovens saídos das faculdades buscassem no serviço público o trabalho ideal para crescimento profissional. Interessante perceber a diferença entre os Estados Unidos e países como o Brasil neste quesito.

Leia+  Hora do Faro deste domingo conta história de garoto Ítalo, fã de Felipe Araújo

O livro de Michel Lewis é relevante, tão ou mais relevante que o próprio trabalho de transição que fora renegado por Trump.

O autor
MICHAEL LEWIS é escritor e jornalista, formado em história da arte pela Universidade de Princeton e mestre em economia pela London School of Economics. Colunista do site Bloomberg View e colaborador da Vanity Fair, já contribuiu também com as revistas The New York Times Magazine, The New Yorker e Sports Illustrated. Publicou pela Intrínseca Moneyball, Flash Boys e O projeto desfazer. Atualmente mora nos Estados Unidos com a mulher e os três filhos.

SERVIÇO
“O Quinto Risco”, de Michel Lewis
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Páginas: 192
Gênero: Não Ficção
Formato: 16 x 23 x 1,1
ISBN: 978-85-510-0461-6

Principais informações
Data de publicação:
Título da publicação:
Lançamento Intrínseca: retrato sombrio da era Trump é tema de “O Quinto Risco”
Classificação:
31star1star1stargraygray

Sobre o autor

Luis Fernando Pereira

Luis Fernando Pereira

Possui grande experiência na área de jornalismo cultural. Além de editor do site é colunista dos sites Coisa de Cinema, Midiorama e Feminino e Além. Fez parte de um dos júris do VII Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema.

Deixe uma resposta