Link Perdido
Cinema Notícias Oscar

Análise do Oscar 2019: vencedores, perdedores e destaques

Infiltrado na Klan
Infiltrado na Klan

Gabriella Tomasi analisa o Oscar 2019

No próximo domingo, dia 24 de fevereiro de 2019, acontecerá a 91ª cerimônia dos Prêmios Oscar da Academia. O evento final e mais esperado para todas as categorias e seus respectivos candidatos está se aproximando.

Os favoritos de 2018 de todos os especialistas e profissionais que compõem a bancada da Academia normalmente deixam bem claro quais são os seus favoritos, o que muitas vezes facilita nossas apostas. Porém, não quer dizer que possivelmente teremos surpresas ao longo da premiação. Confiram conosco nossos palpites sobre os vencedores nas principais categorias.

Melhor Filme
Pantera Negra
Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody
A Favorita
Green Book: O Guia
Roma
Nasce Uma Estrela
Vice

Provável Ganhador: Neste ano, o favorito do ano é Roma, o longa que tem ganhado a maioria dos prêmios para os quais tem sido indicado, incluindo o Critic’s Choice Awards.

Provável Surpresa: Os demais concorrentes, devo confessar, não estão exatamente à altura de Roma, como Green Book ou Vice, os quais pouco se destacaram nesta temporada de premiações. Bohemian Rhapsody foi um insucesso perante a crítica, e Nasce Uma Estrela, por sua vez, dificilmente levará o prêmio por ser um remake bastante repetido. O filme que mais tem chances em roubar a estatueta do favorito poderá ser Infiltrado na Klan, que possui também um apelo pela realidade atual dos Estados Unidos.

Melhor diretor
Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
Yorgos Lanthimos (A Favorita)
Alfonso Cuarón (Roma)
Adam McKay (Vice)

Provável Ganhador: Se Roma é o favorito para melhor filme, Alfonso Cuarón leva a de melhor diretor.

Provável Surpresa: Alguém que poderia levar a estatueta certamente seria Spike Lee, já que está sendo o mais prestigiado de todos os diretores, com exceção do cineasta de Roma. Apesar de Yorgos Lanthimos ter ganhado certo destaque, como nos BAFTA, o diretor de Infiltrado na Klan tem mais chances na disputa.

Melhor Ator
Christian Bale (Vice)
Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Viggo Mortensen (Green Book: O Guia)

Provável Ganhador: Rami Malek é o favorito nesta categoria pela sua interpretação do lendário Freddie Mercury, em Bohemian Rhapsody. Particularmente, discordo do favoritismo, mas é inegável que o ator vem colecionando troféus a cada cerimônia – como os BAFTA e Globo de Ouro – e consequentemente é o candidato mais forte.

Provável Surpresa: Um nome bem cotado e – particularmente – meu favorito é Christian Bale pela sua incrível performance como Dick Cheney em Vice, cujo talento vem sido reconhecido pela crítica e especialistas, inclusive lhe rendendo um Globo de Ouro e também no Critic’s Choice Awards.

Melhor Atriz
Yalitza Aparicio (Roma)
Glenn Close (A Esposa)
Olivia Colman (A Favorita)
Lady Gaga (Nasce Uma Estrela)
Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)

Provável Ganhador: A atuação mais comentada e paparicada até então tem sido a de Glenn Close, atriz que surpreendentemente ainda não levou uma estatueta para casa, muito embora já é titular de prêmios importantes como o Tony e o Obie. Nesta temporada, ela tem se destacado e é a favorita do grupo.

Provável Surpresa: Dentre as demais concorrentes, apostaria na mexicana Yalitza Aparicio que também chamou atenção por seu trabalho em Roma e, caso ganhasse, seria uma posição bastante louvável da Academia. No entanto, ela, juntamente com Lady Gaga, são as mais novas no ramo, o que me diz que nenhuma delas sairá vencedora. Portanto, a provável surpresa vai pra Olivia Colman, que fora agraciada com um BAFTA.

Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali (Green Book: O Guia)
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Sam Elliott (Nasce uma Estrela)
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
Sam Rockwell (Vice)

Provável Ganhador: Para ator coadjuvante o prêmio, sem dúvidas, vai para Mahershala Ali por sua atuação em Green Book, o qual tem ganhado todas as cerimônias importantes, inclusive o SAG Awards.

Provável Surpresa: Dificilmente outro candidato roubará a estatueta de Ali, eis que a Academia costuma prestigiar trabalhos em filmes dramáticos, com personagens delineados, muito mais do que comédias, como no caso de Adam Driver. O único que se destaca na lista é Sam Rockwell, porém, pela restrita atuação em Vice as probabilidades são mínimas.

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams (Vice)
Marina De Tavira (Roma)
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Emma Stone (A Favorita)
Rachel Weisz (A Favorita)

Provável Ganhador: Regina King, por sua atuação em Se a Rua Beale Falasse é a ganhadora e a favorita. A atriz conquistou o prêmio no Critic’s Choice e está sendo bem comentada.

Provável Surpresa: Nenhuma das demais concorrentes tem recebido o prestigio que Regina King está tendo, ficando mais difícil apostar em qualquer outra. As únicas que receberam um destaque especial foi Rachel Weisz, a qual levou um BAFTA para casa.

Melhor Animação
Os Incríveis 2
Ilha de Cachorros
Mirai
Wifi Ralph
Homem-Aranha no Aranhaverso

Provável Ganhador: Homem-Aranha no Aranhaverso será o ganhador. O filme tem conquistado vários prêmios nesta temporada, é um filme bem feito, engraçado e emocionante. Além disso, tem a última participação de Stan Lee na voz de um vendedor, tornando a vitória mais concreta.

Provável Surpresa: Ilha de Cachorros e Wi Fi Ralph possuem um apreço muito grande pela crítica especializada, mas não vejo nenhum indício de que poderão ultrapassar as chances de Homem-Aranha levar o dele.

Melhor Roteiro Original

A Favorita
No Coração da Escuridão
Green Book: O Guia
Roma
Vice

Provável Ganhador:  A Favorita é um filme poderoso, diferente e merece muito a indicação que teve. Yorgos Lanthimos é um diretor e roteirista super criativo e, felizmente, é o favorito da categoria.

Provável Surpresa:  Nenhum dos demais filmes tem chamado a atenção da crítica nestas categorias. O filme mais forte e que tem alguma chance de roubar a estatueta no dia é Roma.

Melhor Roteiro Adaptado

A Balada de Buster Scruggs
Infiltrado na Klan
Poderia Me Perdoar?
Se a Rua Beale Falasse
Nasce Uma Estrela

Provável Ganhador: Para esta categoria escolho Infiltrado na Klan como o possível ganhador, já que nenhum dos demais filmes ganhou muito destaque nesta temporada de premiações.

Provável Surpresa: Nasce Uma Estrela é um possível concorrente, mas por ser um remake executado diversas vezes é que suas chances diminuem e os demais são pouco comentados, motivo pelo qual aposto que Se a Rua Beale Falasse seria uma grande surpresa.

Melhor Filme Estrangeiro
Capernaum (Líbano)
Guerra Fria (Polônia)
Never Look Away (Alemanha)
Roma (México)
Assunto de Família (Japão)

Provável Ganhador: Roma deve ganhar apenas pelas demais indicações que teve em outras categorias. É um filme que está sendo muito prestigiado e dificilmente sairá perdedor nesta.

Provável Surpresa: Todos os demais filmes possuíram algum destaque internacional, mas para fins de uma provável surpresa aposto no vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, Assunto de Família.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Ford vs Ferrari

Assista ao trailer

Dora e a Cidade Perdida

Assista ao trailer

Doutor Sono

Assista ao trailer

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio

Assista ao trailer

Maria do Caritó

Assista ao trailer

ElaDisse, Ele Disse