Camarote Expresso 2222, o mais esperado do Carnaval baiano
Coberturas Música Notícias

Camarote Expresso 2222, o mais esperado do Carnaval baiano

Camarote Expresso 2222

Camarote Expresso 2222

Camarote foge do dinâmica usual do termo, e oferece muito mais que uma experiência musical; símbolo cultural da folia no circuito Barra-Ondina

Jamaica. Nada mais adequado para a folia baiana que uma das principais atrações do Carnaval – O Camarote Expresso 2222 – utilizar o país africano como grande referência para os seus dias de folia.

Ocupando um andar inteiro do Edifício Oceania, um dos prédios mais icônicos de Salvador e portal de entrada dos trios elétricos no Circuito Dodô (Barra-Ondina), o Camarote funcionará de sexta-feira [01.03] até terça-feira [05.03], das 15h30 às 4h, mantendo-se como o único espaço exclusivamente para convidados do Carnaval.

Jamaica
Por que Jamaica?
A escolha da Jamaica como tema do Camarote tem relação direta com a influência que esse país caribenho exerceu sobre Gilberto Gil, sobre a música baiana, e sobre a cultura baiana. Para Gilberto Gil, “a mensagem da cultura jamaicana é de autonomia e autodeterminação. E sua música é uma declaração não oficial de uma nova geração de direitos humanos, culturais e ambientais

A cenografia, assinada por Sonja Lopes e Nubia Caloula, usará as cores da bandeira da Jamaica, sendo que o verde representa a esperança para o futuro e a riqueza agrícola, o ouro representa a luz solar e a riqueza natural, e o preto simboliza os habitantes e a criatividade da Jamaica. O mobiliário e os objetos decorativos remeterão a uma atmosfera caribenha com o apoio das marcas Baú +, Todeschini, Venturoli e Luminata. Além disso, haverá um palco interno, espaços gourmet, bares, áreas de customização, salão de beleza, espaço bem-estar, SPA e boate.

O line up da boate teve o dub jamaicano como ponto de partida para a sua composição, já que esse é o ritmo caribenho que mais tem influenciado os artistas baianos, depois do reggae e seguido pelo afrobeat e pelo ragga. A banda Afrocidade, por exemplo, terá duas apresentações, uma na sexta-feira [01/03], no primeiro dia de funcionamento do camarote, com abertura do Bloco Muzenza, e outra na terça-feira [05/03], último dia. O Baile O Pente, conhecido como o mais negro do Brasil, também ganhou dose dupla: uma no sábado [02/03], com a DJ Nai Sena e participações de Aurea Semiseria e Clariana, e outra na segunda [04/03], com DJ Pivoman e participações de Hiran feat Majur. Já a atração principal de domingo [03/03] será a dupla Tropkillaz, que mistura funk, samba, latinidades, com house music e ritmos jamaicanos.

E todos os dias, o DJ Raiz, residente do Camarote Expresso 2222, apresenta-se com dois sets, antes da atração principal, das 20h à meia noite, e depois da atração principal, das 2h às 4h. DJ Raiz é um dos precursores da cultura sound system na Bahia e integrante da equipe de som Ministereo Público, primeiro sistema de som da Bahia inspirado nos sound systems jamaicanos. Além do dub, os ritmos que ele mais toca são: reggae roots, dancehall (ragga), hip hop, afrobeats, kizomba, afrohouse, kuduru e samba. Raiz já mixou músicas ao lado de vários outros artistas e bandas, como Russo Passapusso, Kondzilla, Atooxá e Psirico.

Sustentabilidade
Desde o primeiro ano do Camarote Expresso 2222, há uma preocupação muito grande com o desenvolvimento sustentável, não só no sentido de conscientizar os convidados, mas também no de efetivamente reciclar o lixo produzido durante toda a festa. Esse ano, com a consultoria da empresa Toca Ambiental, a meta é alcançar 100% de reciclagem de resíduos sólidos e também de resíduos orgânicos, que passarão pelo processo de compostagem, sendo transformados em adubo.

***

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site. *** contato@cabinecultural.com
Copyright © 2019 Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta