Lista: sororidade e os livros escritos por mulheres para mulheres

Jane Austen
Jane Austen

Editora publica livros escritos por mulheres para mulheres

Sororidade é uma palavra derivada do latim soror (irmãs) significa irmandade, ter empatia e união entre as mulheres. É acreditar que quando as mulheres estão juntas, elas são mais fortes, mais capazes e entender a dor que a outra sente sem julgamentos. O termo é uma das bases do feminismo e pode ser praticado de diversas formas.

Selecionamos algumas obras publicadas pela Editora Edipro que mostram a importância dessa irmandade.

Papel de Parede Amarelo, Charlotte Perkins Gilman
Escrito pela autora Charlotte Perkins Gilman, em 1892, é uma das primeiras obras da literatura que trata sobre a depressão pós-parto, como o mal afeta a vida da mulher que não possui nenhum cuidado outro tratamento psicológico. O debate que Charlotte traz nesta obra ainda não tinha sido inventado ou explorado pela ciência. Inspirada nessa proposta, a Edipro relançou o livro em uma coletânea de outros contos da autora e que seguem a mesma linha da literatura feminista.

Persuasão, Jane Austen
Em Persuasão, Jane Austen faz críticas aos costumes da época e retrata um lado das personagens femininas que vai muito além do desejo de ter um marido por status ou dinheiro como era um costume da época, e sim em encontrar um amor verdadeiro independente de todas essas variáveis.

Herland – Terra das Mulheres, Charlotte Perkins Gilman
Em 1915, a autora Charlotte Perkins Gilman apresenta uma sociedade formada apenas por mulheres e que vivem longe de conflitos e exploração, todas possuem um trabalho repartido de forma igualitária e justa, ao contrário da nossa sociedade atual. A narrativa traz uma importante contribuição às discussões sobre os papéis de gênero entre as comunidades e transpassa por todas as épocas.

Pollyanna, Eleanor H. Potter
Pollyanna é uma menininha órfã que vai morar com a sua tia Paulina, uma mulher autoritária e que acredita que se deve viver em função das obrigações da casa e nunca do lazer. O livro traz a mensagem da importância de enxergar pequenos detalhes que nos trazem felicidade para a vida. Apesar de Pollyanna ser uma criança, ela inspira e ensina muitos ao seu redor.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

(Des)encontros

Assista ao trailer

Divaldo - O Mensageiro da Paz

Assista ao trailer

Vision

Assista ao trailer

IT - Capítulo 2

Assista ao trailer

Nada a Perder 2

A melhor hospedagem

Hostinger