Análise faixa a faixa: Capitã Marvel e a trilha sonora arrebatadora
Cinema Música Notícias

Análise faixa a faixa: Capitã Marvel e a trilha sonora arrebatadora

Capitã Marvel

Capitã Marvel

Filme está em cartaz nos melhores cinemas do país, incluindo a Rede UC Orient de Cinemas; trilha sonora é sensacional do início ao fim

Quem já assistiu Capitã Marvel sabe do que estamos falando: além da própria protagonista e do lindo gatinho, há um terceiro destaque arrebatador do filme: a sua trilha sonora. Refiro-me às músicas que são tocadas durante o filme, e que remete aos anos 1990, uma das décadas mais ricas em termos de música pop/rock na história.

O filme está em cartaz na Rede de cinemas UCI Orient

Vamos analisar faixa a faixa as músicas que aparecem no filme.

Whatta Man – Salt-N-Pepa – A primeira música é Whatta Man do Salt-N-Pepa. O grupo feminino de rap americano foi um dos mais bem sucedidos da chamada geração MTV. Graças a ela que hoje em dia podemos ver tantas mulheres criando raps e sendo reconhecidas pelo trabalho. “Whatta Man,” um dueto com o grupo En Vogue, alcançou o 3° lugar nas paradas do R&B em 1994.

Connection – Elastica – Mais um grupo liderado por mulheres e que fizeram bastante sucesso nos anos 1990 em um gênero mais masculino que feminino. O Elastica foi um fenômeno nesta época, e trouxe uma mistura sensacional de rock, com alguns elementos pop. Connection foi uma das canções mais populares desta época e para variar ficou icônica na geração dominada pela MTV. A música foi lançada em 1994, ano em que Kurt Cobain se suicidou.

Only Happy When It Rains – Garbage – O Garbage foi um dos projetos mais sensacionais desta época e trazia na linha de frente o aclamado produtor do álbum Nevermind, do Nirvana (que veremos aqui também). Há de se notar que os anos 1990 foram dominados, ao menos em sua primeira metade, pelo grunge, e por conta disso era impossível Capitã Marvel não trazer referência musical alguma deste gênero. Veremos mais alguns exemplos do mundo grunge na lista. O Garbage fez muito sucesso em seus dois primeiros álbuns e esta música especificamente, um dos hinos da banda, é do trabalho de estreia da banda.

Crush With Eyeliner – R.E.M. – O que falar do R.E.M? Um dos grupos mais relevantes dos últimos 30 anos, e que nos anos 1990 estava em seu auge criativo e em termos de sucesso comercial. A primeira fase da banda, marcada com hits e clássicos, deu as caras nos anos 1990 e teve um efeito devastador na geração MTV, sobretudo a americana. A MTV Brasil também foi palco do R.E.M nos anos 1990.

Waterfalls – TLC – O TLC nasceu com uma pegada muito parecida com a do Salt-N-Pepa. Meninas cantando músicas que até então era mais vistas em vozes masculinas. O TLC foi outro grupo que veio para arrombar as portas do preconceito e fazer nascer uma nova cultura no mundo pop americano. É interessante como estes exemplos de mulheres que marcaram os anos 1990 na música casam muito bem com a trama de Capitã Marvel.

You Gotta Be – Des’ree – Desiree Weeks, mais conhecida como Des’ree (Londres, 30 de novembro de 1968) é uma cantora inglesa popular durante a década de 1990, sendo mais lembrada por seus hits “Feel So High”, “You Gotta Be”, “Kissing You” e “Life”. Ela é uma das caras dos anos 1990, e sua música, uma mistura de pop com ritmos mais leves, fez dela um grande sucesso comercial nos anos 1990. You Gotta Be também foi lançada em 1994, um dos anos mais icônicos da década de 1990.

Come as You Are – Nirvana – Chegamos então no maior expoente dos anos 1990, e um dos maiores da história do rock. Não por acaso a música do Nirvana é a que mais se destaca na trama, e tem um lugar de grande destaque no filme. A banda, liderada por Kurt Cobain, dominou o mundo nos primeiros anos desta década de 1990, e só não continuou a sua escalada ao topo da história por causa do fim trágico da banda, que se deu após o suicídio do seu vocalista. Come as You Are é uma das principais faixas de Nevermind, aclamado álbum do grupo de Seattle, que até hoje é considerado um dos 10 trabalhos mais relevantes da história do rock.

Just a Girl – No Doubt – Talvez esta seja a música que mais cria identificação com Capitã Marvel, e por isso o destaque que ela ganha no filme é gigante. Just a Girl foi o primeiro grande sucesso do No Doubt, banda americana liderada por Gwen Stefani, ícone feminino nos anos 1990 e que depois se descolou do grupo e construiu uma sólida carreira solo. Gwen de certa forma é muito parecida com Carol Danvers, pois sempre teve que provar ao mundo a sua capacidade. O No Doubt dominou as paradas da MTV nesta época, e o álbum de estreia, que tinha além desta música a icônica Don’t Speak, foi um dos mais vendidos da década.

Man on the Moon – R.E.M. – Voltamos ao R.E.M com esta canção que já foi tema de filme estrelado por Jim Carrey e que fez muito sucesso nos anos 1990. A música é uma das mais bonitas da banda e para variar levou o R.E.M ao topo das paradas musicais mundo afora.

Celebrity Skin – Hole – Chegamos então a música de encerramento do filme, e a escolhida foi Celebrity Skin, do Hole, banda liderada pela então na época esposa de Kurt Cobain, do Nirvana, a polêmica Courtney Love. O Hole sempre teve um pé no mainstream, mas nesta fase especificamente a banda estava em evidência por mostrar uma Courtney Love em processo de reabilitação, clinica e psicológica. A música é uma mais poderosas da banda e fez um enorme sucesso na geração MTV.

***

Luis Fernando Pereira

Luis Fernando Pereira

Possui grande experiência na área de jornalismo cultural. Além de editor do site é colunista dos sites Coisa de Cinema, Midiorama e Feminino e Além. Fez parte de um dos júris do VII Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema.

Deixe uma resposta