Livros que alguns esportistas de diferentes modalidades recomendam

Livros: Transformando Suor em Ouro
Transformando Suor em Ouro

“De futebolista a jogador profissional de poker, separamos abaixo a lista de alguns dos livros que fizeram a diferença na carreira desses atletas e que eles recomendam para leitura”

Instagram Brisa Maria The Cat

Garra, força de vontade, disciplina e determinação para superar obstáculos. Muitos esportistas de alto nível compartilham entre si essas características psicológicas que os tornam diferenciados. Para ter um lado psicológico evoluído e saber lidar com os altos e baixos de suas respectivas modalidades, alguns atletas gostam de tirar lições valiosas de livros importantes.

De futebolista a jogador profissional de poker, separamos abaixo a lista de alguns dos livros que fizeram a diferença na carreira desses atletas e que eles recomendam para leitura.

Kirk Cousins: Paixão por Vencer

Livros: Paixão por Vencer
Livros: Paixão por Vencer


Quarterback do Minnesota Vikings e um dos jogadores mais bem pagos da atualidade na NFL, quando mais jovem Kirk Cousins não era um dos prospectos mais badalados do futebol americano, mas o norte-americano conquistou seu espaço ao sol através de muito trabalho e dedicação.

Um dos livros favoritos de Cousins é Paixão por Vencer, escrito por Jack Welch, autor reconhecido por muitos como um dos CEOs mais relevantes do mundo.

“Paixão por Vencer oferece respostas para as perguntas mais desafiadoras com que as pessoas se defrontam no trabalho e fora do trabalho. O objetivo de Welch é dirigir-se a leitores em todos os níveis das organizações”, aponta a descrição do livro no site da Amazon.

O livro é muito famoso na comunidade empresarial, mas também tem lições que se estendem para outros segmentos da vida. Para Cousins, é um de seus favoritos.

“Eu li muitos livros sobre negócios e liderança, mas os princípios desta se destacaram mais para mim. Seja liderando uma empresa da Fortune 500 como Jack Welch ou um time de futebol americano da NFL, as pessoas precisam ser bem administradas para ‘vencer’. A diferenciação e o ‘gene da generosidade’ foram apenas alguns dos princípios que aprendi ao ler este livro”, afirma o jogador.

Bruno Rezende e Arthur Zanetti: Transformando Suor em Ouro

Livros: Transformando Suor em Ouro
Livros: Transformando Suor em Ouro


Livro que conta a trajetória do treinador de vôlei Bernardinho, essa obra é uma das mais aclamadas na literatura esportiva brasileira das últimas duas décadas.

Bicampeão olímpico com a seleção masculina, nesse livro Bernadinho passa um pouco de sua experiência administrando um grupo de jogadores profissionais e tem como um dos principais focos a histórica medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas (2004) — título que colocou ponto final em uma seca de 12 anos.

Livro indicado por Bruno Rezende (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica), Transformando Suor em Ouro vai além de um livro recomendado para pessoas que gostam de vôlei. Ele também é essencial para quem gosta de ler relatos sobre superação, glória e administração de egos em um time de campeões.

Fedor Holz: A Arte da Felicidade – Um Manual para a Vida

Livros : A Arte da Felicidade
A Arte da Felicidade


No poker, poucos jogadores são mais bem-sucedidos do que Fedor Holz. Em menos de cinco anos de carreira, ele deslanchou para se tornar um dos melhores da história. Ele tem apenas 25 anos e o alemão já é dono de um intelecto ímpar.

Um dos livros favoritos e recomendados pelo multicampeão Fedor Holz é A Arte da Felicidade – Um manual para a Vida. Escrito Howard C. Cutler, que relatou sua conversa com Dalai Lama, Holz classifica esse livro como necessário para qualquer tipo de pessoa.

No livro, Dalai Lama coloca em palavras que o propósito da vida é a busca pela felicidade. De maneira filosófica e prática, ele explica meios para superar a ansiedade, solidão e outras mazelas da rotina.

“Junto com o Doutor Howard Cutler, um psiquiatra, o Dalai Lama conversa e explica vários pontos de vista sobre o cotidiano, relacionamento, perda e busca de riqueza e explica como superar os obstáculos relacionados a estes assuntos,” aponta a revisão de Jigme Wangchuck sobre o livro.

Chris Archer: Andre Agassi

Livros: Biografia de Andre Agassi
Biografia de Andre Agassi


Atual arremessador do Pittsburgh Pirates, da principal liga de beisebol do mundo (MLB), Chris Archer já revelou que a autobiografia do ex-tenista Andre Agassi é uma das melhores leituras possíveis.

“Foi legal o Agassi se abrir sobre suas inseguranças. Sendo um atleta de classe mundial, a maioria das pessoas pensam que o atleta sempre é a pessoa mais confiante e nem sempre é o caso, então acho que pode ajudar pessoas em todas as esferas da vida”, disse Archer após a leitura.

Um dos livros mais famosos de tênis, a autobiografia do excêntrico Agassi é em alguns momentos uma lição de como é possível sair do fundo do poço, enfrentar altos e baixos e ainda se tornar um campeão.

Paulo André: Nunca Deixe de Tentar

Livros: Nunca deixe de Tentar
Nunca deixe de Tentar


O livro é curto, tem cerca de 80 páginas, mas contém muitos ensinamentos. Nunca Deixe de Tentar é uma obra escrita por Michael Jordan, tido pela crítica especializada como maior jogador de basquete de todos os tempos.

O veterano zagueiro Paulo André (atualmente no Athletico Paranaense), que tem a fama de ser bastante culto, já leu esse livro como recomendação do treinador Tite (enquanto comandava o Corinthians).

“O fato de Tite oferecer essa oportunidade de leitura não a torna obrigatória. Depende da disposição de crescimento de cada um. A leitura permite isso. Os homens mais inteligentes e preparados para a vida se tornam jogadores melhores dentro de campo. E a leitura faz um bem danado: expande horizontes, te faz uma pessoa melhor e forma times mais vitoriosos”, disse Paulo André ao explicar a decisão de Tite indicar determinados livros (incluindo Nunca Deixe de Tentar) para os seus atletas.

Vale citar que todos esses livros citados acima estão disponíveis na internet e com linguagem em português, o que torna a leitura deles bastante acessível.

 

Leia também
Tudo sobre literatura

Hostinger

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Adquira o seu

Guia de Filmes

Assista ao trailer

O Bar Luva Dourada

Assista ao trailer

Annabelle 3 - De Volta para Casa