Carcereiros O Filme
Notícias Séries

Canal History exibe especial sobre a chegada do homem à Lua

Canal History exibe especial sobre a chegada do homem à Lua
Canal History exibe especial sobre a chegada do homem à Lua

Canal History: Especial 50 Anos da Chegada do Homem à Lua – 20/7, sábado: Pouso na Lua: Os Vídeos Perdidos, às 20h40 e A Conquista da Lua, às 21h30

Quem nunca ouviu a frase: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.”?

A frase emblemática, dita pelo astronauta Neil Armstrong, marcou a chegada do homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969. O acontecimento é considerado um dos mais importantes da história moderna, pois ajudou a ampliar o conhecimento sobre o universo, sem contar suas implicações políticas e tecnológicas. Parte do imaginário humano desde sempre, a chegada à Lua foi vista por milhões de pessoas, pela TV.

Para celebrar os 50 anos dessa consquista, o Canal History terá uma noite especial, com dois especiais inéditos: Pouso na Lua: Os Vídeos Perdidos e A Conquista da Lua, no dia 20/7, sábado.

Confira a programação:

20h40 – Pouso na Lua: Os Vídeos Perdidos (Moon Landing: The Lost Tapes)
Neil Armstrong deu o primeiro passo sobre o solo lunar em 1969, mas poucos conhecem os contratempos e dificuldades que tiveram de ser superados para uma conquista que, até então, era impossível. Este especial apresenta, pela primeira vez na TV, imagens nunca antes vistas e material exclusivo, revelando a verdadeira história da chega do homem à Lua.

Pouso na Lua: Os Vídeos Perdidos inclui a reconstrução do feito com vídeos de arquivo, imagens inéditas, fotos e entrevistas de áudio nunca antes apresentadas na TV, revelando as dúvidas e temores ocultos dos três astronautas que embarcaram na missão do Apollo 11 para fazer história: os pilotos Michael Collins e Buzz Aldrin e o comandante Neil Armstrong. Cada momento mostra o drama, os perigos e as decisões que tiveram de tomar e que culminaram na primeira chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969.

Leia também

Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

No dia 16 de julho de 1969, o mundo inteiro passou a acompanhar esses três astronautas da Apolo 11, quando tentaram o impossível: montar uma explosão controlada fora da Terra, aterrissar em outro corpo celeste e voltar para casa. Na medida em que a missão de nove dias avançava, um áudio de controle da delegação chegou a registrar o drama que se desenvolveu, com novos perigos e decisões tomadas tanto pela tripulação quanto pelos controladores em Houston. Meio século depois, um novo material foi encontrado: fotos originais, uma filmagem que ficou oculta durante décadas e áudios dos astronautas, em que revelam preocupações e medos ao embarcarem na missão. “O problema de um voo como este está na enorme e frágil cadeia de eventos (…). Fui um tanto pessimista sobre as nossas chances de poder concluir toda a missão, porque qualquer cadeia tão grande e tênue como esta devia ter um elo fraco”, declarou Michael Collins em uma das fitas de áudio.

No entanto, e sabendo que o peso da reputação dos Estados Unidos estava sobre seus ombros, os astronautas da Apollo 11, Armstrong, Aldrin e Collins buscaram o impossível. O destino da missão se baseava no fato de que os três homens manipularam uma explosão controlada para se desprender do planeta Terra, aterrissaram na Lua e voltaram para casa sãos e salvos. “Não estávamos realmente preocupados com a segurança. Foi uma missão bem-sucedida. A nação estava apostando a sua reputação na Apollo 11. (…) Caso a aterrissagem não fosse realizada, sem dúvida teríamos um certo problema para a imagem dos Estados Unidos”, revela o comandante Neil Armstrong nos arquivos perdidos.

Em formato de documentário, o especial acompanha a missão desde o lançamento da Apollo 11 até o retorno da nave à Terra, mostra a linha do tempo dos eventos e os desafios dos astronautas e da agência de controle da NASA para se tornarem os primeiros a realizarem o feito histórico: a chega do homem à Lua. Depois de uma missão quase abortada quando o misterioso alarme 1202 soou na nave e quando os níveis de combustível acabaram perigosamente, os telespectadores vão compreender melhor por que o desafio de nove dias avançou com muita precaução. Garças à valentia desses três astronautas e à inteligência dos jovens que operam os controles da missão, o mundo inteiro celebra o dia 20 de julho como um dos mais importantes da história.

21h30 – A Conquista da Lua (Battle for the Moon)
Em 1969, um dos sonhos mais antigos da humanidade se tornou realidade. A chegada do homem à lua foi o clímax da Guerra Fria e sua história é carregada de detalhes políticos, avanços tecnológicos, atos de valentia e dramas pessoais dos protagonistas. Dividido em duas partes, exibidas em sequência, o especial revive os principais acontecimentos da corrida espacial, desde o lançamento do Sputnik pela União Soviética, em 1957, até o triunfo dos Estados Unidos com a Apollo 11, em 1969.

Parte 1: Mercury
A corrida espacial entre estadunidenses e soviéticos começou no final dos anos 50. Após uma sequência de vitórias da URSS, os Estados Unidos formaram a NASA e com ela lançaram o Projeto Mercury para mandar um homem ao espaço. Os astronautas logo se transformaram nos heróis de seus compatriotas.

Parte 2: Gemini e Apollo
Em 1961, Kennedy prometeu colocar um homem na lua antes do final da década. O projeto Apollo começou com uma tragédia, em que morreram três astronautas, e terminou no triunfo conquistado pela Apollo 11. Em 20 de julho de 1969, Armstrong foi o primeiro ser humano a pisar o solo lunar.

Marcadores

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Entre Facas e Segredos

Assista ao trailer

Os Parças 2

Assista ao trailer

A Vida Invisível

Assista ao trailer

Ford vs Ferrari

Assista ao trailer

Dora e a Cidade Perdida

Assista ao trailer

Doutor Sono