Notícias Televisão

Corrupção, Lula, Bolsonaro: Canal Livre (22/9) recebe FHC

Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso

Ex-presidente será entrevistado pela equipe do Canal Livre e falará sobre o contexto político atual: de Lula a Bolsonaro

Neste domingo, dia 22 de setembro, o Canal Livre recebe o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Ocupante do Palácio do Planalto entre 1995 e 2002, FHC analisa o atual momento político do país.

A apresentação é de Rafael Colombo. Completam a bancada o cientista político Fernando Schüler e os jornalistas Fernando Mitre e Lana Canepa.

Imperdível.

Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso (1931) é um sociólogo, professor universitário, escritor e político brasileiro. Foi Presidente do Brasil por dois mandatos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente brasileiro a se reeleger para um segundo mandato.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de junho de 1931. Filho de Leônidas Cardoso, de tradicional família de militares, e de Nayde Silva Cardoso iniciou seus estudos na cidade do Rio de Janeiro.

Candidato à presidência da República pela coligação PSDB/PFL/PTB, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente do Brasil, no primeiro turno em 3 de outubro de 1994, tendo obtido 54,3% dos votos válidos.

Fernando Henrique assumiu a presidência em janeiro de 1995.  No governo, procurou manter a estabilidade monetária e restaurar a confiança dos investidores estrangeiros no país. Em sua gestão, foi quebrado o monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo e foi privatizada grande parte das empresas estatais, entre elas, a Vale e a Telebrás.

Apesar de contar com uma boa bancada no Congresso, o presidente enfrentou dificuldades para derrubar a tradicional estabilidade dos servidores públicos e aprovar novas regras para a previdência social.

Depois da aprovação de uma emenda constitucional, Fernando Henrique tornou-se o primeiro presidente brasileiro a se reeleger para um segundo mandato, em 1998, quando derrotou Luiz Inácio da Silva, no primeiro turno das eleições.

No segundo mandato, Fernando Henrique enfrentou crises internacionais e uma crise energética que gerou o chamado “apagão elétrico”, com racionamento de energia. Houve uma ruptura na política cambial até então praticada, quando em janeiro de 1999 o real sofreu uma desvalorização e o Banco Centra adotou a livre flutuação do dólar, o que contribuiu para o aumento das exportações e a redução da taxa de jurus.

O Canal Livre vai ao ar aos domingos, às 23h50, na tela da Band.

Marcadores

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

A Grande Mentira (The Good Liar)

Assista ao trailer

Ford vs Ferrari

Assista ao trailer

Dora e a Cidade Perdida

Assista ao trailer

Estaremos Sempre Juntos

Assista ao trailer

Doutor Sono

Assista ao trailer

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio