Agenda Cinema Notícias

XV Panorama Internacional Coisa de Cinema – 16 mm, a pele que habitamos

Panorama
Panorama

Panorama – Um dos destaques da programação do principal Festival de Cinema na Bahia, é a Jornada de Clássicos em película. Com apoio da Cinemateca do MAM/RJ e da Cinemateca da Bahia, o ciclo movimenta a Sala Walter da Silveira de 31 de outubro a 2 de novembro, sempre com sessões gratuitas

Para Guido Araújo, o “senhor das Jornadas”

Nascido em meio ao caos, para registrar os horrores da Guerra, durante o Segundo Grande Conflito Mundial na primeira metade do século passado; o formato 16 mm também fez o cinema ficar ainda mais perto de nós por, pelo menos, cinco décadas.

A mobilidade do suporte e, sobretudo, dos projetores portáteis permitiu que os cineclubes florescessem ao redor do mundo, como resistência à lógica mercantil da indústria cinematográfica. O 16 mm fez a experiência de compartilhar imagens algo íntimo, quase religioso.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

Na Bahia, “alimentou” o Clube de Cinema”, capitaneado pelo crítico Walter da Silveira; além dos principais festivais e mostras realizados no Estado, inclusive as saudosas “Jornadas”.

Hoje é vestígio, afeto e pele – marcado pela passagem do tempo. Quando se pensa em resgatar as exibições em película, para reencontrar aquela calorosa tessitura, o 16 mm emerge dessa paixão povoado de lembranças, sons e cheiros.

A trilha aberta pelo cineasta e educador Guido Araújo, criador e “senhor das Jornadas”, continua estreita – à semelhança da bitola em 16 -, mas frondosa de utopia e fé.

Acreditar, por exemplo, num “mundo mais humano”( leitmotiv de todas as Jornadas de Cinema da Bahia) – e celebrar tal sacerdócio como quem presencia uma ressurreição, é apenas o começo dessa jornada. É a pele que habitamos, na sua fragilidade e resiliente presença.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

A Grande Mentira (The Good Liar)

Assista ao trailer

Ford vs Ferrari

Assista ao trailer

Dora e a Cidade Perdida

Assista ao trailer

Estaremos Sempre Juntos

Assista ao trailer

Doutor Sono

Assista ao trailer

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio