Notícias Televisão

Câmera Record (2/2) revela golpe do carro 0km para deficiente

Câmera Record deste domingo
Câmera Record deste domingo – Foto de Edu Moraes

Câmera Record: Esquema já tirou bilhões dos cofres públicos e envolve autoescolas, médicos e profissionais do Detran

Neste domingo, 2 de fevereiro, o Câmera Record mostra o passo a passo de um golpe que desfalca os cofres públicos e prejudica milhares de pessoas com deficiência.

O programa revela como pessoas que não têm nenhum problema físico compram o direito à habilitação especial. Com este documento, é possível ganhar desconto de 35% no carro zero e isenção do IPVA.

Em 15 anos, 210 mil pessoas conseguiram o benefício. A fraude envolve autoescolas, médicos credenciados e peritos do Detran.

Teste

Para provar o esquema, a repórter do programa fez um teste. Ela passou por três médicos e, mesmo sem qualquer problema de saúde e ainda errando a baliza na prova final da autoescola, conseguiu tirar a habilitação para pessoa com deficiência.

De 2014 para cá, a Receita Federal calcula que o governo deixou de arrecadar R$ 3,2 bilhões com as isenções dadas a motoristas portadores de deficiência.  A estimativa é que mais de R$ 2 bilhões tenham sido concedidos a pessoas que, na verdade, não tinham nenhum tipo de problema.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

Quem mais sofre com o golpe e o desvio bilionário são aqueles que tiveram de entrar na justiça para conseguir o direito à habilitação especial, o que é garantido a elas por lei. Como Roseany, que recorda: “Me acidentei enquanto andava de skate, rompi dois ligamentos, quebrei a tíbia e o meu menisco saiu do lugar. Eu quase tive de amputar a perna”. Após contratar uma empresa especializada em auxiliar pessoas com deficiência, ela conseguiu o benefício.

Mas o que os envolvidos na fraude no Detran têm a dizer?

E mais: ruas, vias públicas e estacionamentos lotados. Hoje, nas grandes metrópoles, quase não há espaço para deixar o carro. Só que tem muita gente que coloca o veículo em vaga especial, como você vai ver nos flagrantes registrados pelas lentes do programa.

O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h15

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Passe no ENEM vendo filmes

Guia de Filmes