Notícias Televisão

Canal Livre (16/2) analisa as chuvas que destruíram São Paulo e Minas

Canal Livre
Canal Livre

Canal Livre do dia 16 de setembro: programa da Band avalia os impactos das chuvas nas cidades brasileiras, principalmente o sudeste, com São Paulo e Minas Gerais em situações dramáticas

Neste domingo, 16 de fevereiro, o programa Canal Livre recebe o urbanista Kazuo Nakano para falar sobre os impactos das chuvas nas cidades brasileiras. Tempestades recentes causaram transtornos, desalojamentos e mortes em diferentes pontos do país.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

A apresentação é de Rafael Colombo. Completam a bancada a meteorologista Laura Ferreira e os jornalistas Fernando Mitre e Rodolfo Schneider.

As chuvas que pararam São Paulo

As chuvas que pararam São Paulo na segunda-feira (10) não são mais um fenômeno raro e sim fazem parte do novo clima da cidade. A afirmação é do cientista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Ele explica que a chuva intensa que já está ocorrendo e que vai ocorrer até com mais frequência é o “novo normal”. Entre algumas das soluções para minimizar os riscos, ele cita o aumento das áreas verdes para permeabilizar o solo e reter mais a água, incentivos fiscais para que a população tenha reservatórios em casa e reflorestamento dos topos de morro.

“Mas não é só se preocupar quando o próximo fenômeno acontecer. Tem que ter um planejamento de médio a longo prazo para nos adaptarmos a esse clima, que já é o clima da realidade do brasileiro”, afirma.

O Canal Livre vai ao ar neste domingo, às 23h45, na tela da Band.

Marcadores

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Passe no ENEM vendo filmes

Guia de Filmes