Notícias Televisão

Canal Livre (8/3) aborda as causas, sintomas e tratamento contra ansiedade

Canal Livre
Canal Livre

Canal Livre deste domingo, dia 8 de março, aborda um dos temas mais atuais do mundo contemporâneo

Neste domingo, dia 8 de março, o Canal Livre fala sobre ansiedade, um transtorno mental que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O programa recebe o psiquiatra Rodrigo Bressan, professor livre-docente da UNIFESP e PHD pelo King’s College London.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

A apresentação é de Rafael Colombo. Completam a bancada os jornalistas Fernando Mitre e Mariana Ferrão, como convidada especial.

O Canal Livre vai ao ar neste domingo, à 00h15, na tela da Band.

Veja alguns sintomas de ansiedade

Enxergar perigo em tudo

Indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam. O medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção. Você já conheceu alguma pessoa que não viaja de avião por que tem medo de acidente aéreo? Está sempre pensando que o avião vai cair? Já imagina inclusive a cena de luto?

Um outro exemplo é alguém que passa por um procedimento ou exame médico simples e teme ter uma doença grave ou ficar incapacitado após o exame. Em casos mais extremos chega até a cogitar a possibilidade de morrer no procedimento.

Assaltar a geladeira ou descontar a preocupação no docinho

Não faltam casos de pessoas que encontram na comida uma solução para seus problemas emocionais. Ao menor sinal de preocupação você recorre ao brigadeiro, a um docinho ou qualquer outro alimento para aliviar a tensão. Em geral mastigam pouco o alimento, e ingerem grande quantidade de comida em pouco tempo.

Comer indiscriminadamente, sem fome, por ansiedade, estresse ou outra emoção negativa é um sinal de alerta. E cuidado, esta atitude também pode desencadear uma compulsão alimentar.

Alterações de sono

Sentem dificuldade para dormir ou apresentam episódios de insônia em vésperas de reuniões importantes e eventos. Não conseguem se desligar do que fizeram ao longo do dia no trabalho e passam a noite processando o que farão no dia seguinte. Algumas vezes chegam a sonhar e despertar pensando em soluções possíveis para determinada questão.

Sofrer com tensão muscular

Estão sempre com dores nas costas, ombros e nuca. Seus  músculos do pescoço estão travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado? Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade. Quanto maior a preocupação e o desânimo, maior a possibilidade de transferir as tensões para a região cervical.

Marcadores

1 comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: