Literatura Notícias

Lista: 6 livros fantásticos sobre empoderamento feminino

Frida Kahlo
Frida Kahlo

Livros: “Quinzena das Empoderadas” da Disal traz histórias inspiradoras de luta e força de mulheres históricas

O empoderamento feminino é um termo que entre outras coisas, traz a importância de dar às mulheres o poder da decisão e espaço para a participação social. O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, é a data que contribui para reconhecer ainda mais o valor das mulheres na sociedade. Pensando nisso, a Disal criou a campanha “Quinzena das Empoderadas” com dicas de livros que trazem a força da figura feminina como protagonista. Confira algumas obras selecionadas para destacar histórias de mulheres marcantes.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

A obra de Laura Barcella e Fernanda Lopes, “Lute como uma garota – 60 feministas que mudaram o mundo”, reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista que deixaram e que ainda deixam a marca na história da luta das mulheres. Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna são algumas das mulheres trazidas no livro, além de mais de dez nomes essenciais da luta no Brasil. Trazendo ilustrações em preto e branco de muitas das mulheres abordadas, a obra traz esclarecimentos de como e pelo que essas figuras lutaram.

Apresentando as contribuições de cinquenta mulheres nos campos da ciência, tecnologia, matemática e engenharia, o livro “As Cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo”, traz não só o perfil de grandes personalidades. Ilustrações, infográficos sobre equipamentos de laboratório, um glossário científico ilustrado e taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência são elementos que compõe a obra e que contribuem para uma melhor compreensão de grandes vitórias de importantes figuras. Jane Goodall, Marie Curie e Katherine Johnson são nomes de cientistas presentes no livro escrito e ilustrado por Rachel Ignotofsky. “As Cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo” celebra as realizações de mulheres que mesmo enfrentando obstáculos, abriram caminho para outras gerações de engenheiras, biólogas, entre outras.

Escrito por Jessica Bennett, “Clube da Luta Feminista – Um manual de sobrevivência para um ambiente de trabalho machista”, apresenta um guia incisivo e irônico de como sobreviver ao sexismo no ambiente de trabalho. Mesclando experiências pessoais da autora e de outras mulheres, a obra traz dicas valiosas que contribuem com a luta feminina contra o muitas vezes, sutil preconceito presente no ambiente corporativo. O livro também traz pesquisas, estatísticas e diversas informações que são rodeadas por ilustrações. Propondo formas de combaterem situações constrangedoras na hora do trabalho, Bannet também aborda como as mulheres se autossabotam e como isto torna-se um desafio para ter um espaço no ambiente profissional.

Biografia ilustrada, o livro “Frida Kahlo – Uma biografia”, apresenta a vida e a obra da pintora mexicana que se tornou um ícone do feminismo. A obra inclui trechos dos diários de Frida Kahlo, além de cartas e depoimentos, mostrando poeticamente como a arte contribuiu para vencer limitações e para reinventar o próprio existir. A livro da autora María Hesse dá voz para uma das figuras mais marcantes do século XX que teve uma vida que merece ser mais conhecida.

“Extraordiárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil”, traz a vida de várias brasileiras que fizeram história e que impactam indiretamente a vida de todos, mas que dificilmente aparecem nos livros. Apresentando o reconhecimento que estas figuras merecem, a obra de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, conta com desenhos de grandes ilustradoras, além de trazer uma linguagem leve. O livro que surge a partir de uma vasta pesquisa, é ideal para quem quer conhecer o perfil de revolucionárias de diversas regiões brasileiras que deixaram legados na história da educação, política, direitos humanos, ciências, entre outros campos.

Os desafios que envolvem questões femininas atuais, são trazidas na obra “Empodere-se – 100 desafios feministas para reconhecer sua própria força e viver melhor”, que tem o objetivo de motivar as mulheres a acreditarem mais em si mesmas. Envolvendo a importância do empoderamento feminino, o livro de Maynara Fanucci aborda a culpa e a falta de autoconfiança que muitas vezes está presente na vida das mulheres e assim, apresenta maneiras de mudar esta realidade. A ideia é que se as mulheres incorporarem atitudes simples, buscando bem estar e autoestima, podem ajudar a construir um mundo melhor e mais igualitário.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta