Literatura Notícias

O conto da aia e mais: obras de autoras que fazem a diferença na literatura

Literatura Handmaid's Tale 3 SeasonCredito: Hulu
Handmaid’s Tale 3

Literatura: Da ficção ao jornalismo investigativo, quatro best-sellers, disponíveis em eBook Kindle, abordam temas atuais sobre a questão da mulher

O cenário da produção feminina na literatura ganha mais atenção no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, dia 8. Histórias que trazem luz à realidade da mulher acabam atraindo maior interesse dos leitores nesta época. Kindle destaca obras criadas por autoras mulheres, com temáticas que permeiam a situação de violência de gênero vivida por elas, e que tambémestão disponíveis para leitura digital:

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

O conto da aia

Um dos livros mais vendidos na Loja Kindle, que também está entre os 10 mais vendidos na história da Amazon Brasil é O conto da aia, da escritora canadense Margaret Atwood, que deu origem à série “The Handmaid’sTail”. O romance se passa em um futuro distópico, em que os Estados Unidos tornam-se teocráticos e totalitários, onde as mulheres são o principal alvo de opressão, isentas de qualquer liberdade e segurança. O que é chocante é a maneira como, ainda que seja uma ficção em um universo detalhadamente diferente, há alguns elementos que são extremamente relacionáveis para qualquer mulher.

Sejamos todas feministas

Grátis na Loja Kindle e figurando entre os 10 mais baixados gratuitamente, o livro Sejamos todos feministas da autora nigeriana Chimamanda Adichie, se baseia no discurso da escritora em uma conferência do TED. Através de suas próprias vivências, Chimamanda aborda o tema do feminismo não apenas para mulheres, e é uma ótima introdução a quem está procurando aproximar-se do movimento.

Dias Vazios

Vencedor da 4ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, o livro Dias Vazios de Bárbara Nonatotambém perpassa pelo tema da violência contra mulher. A escritora Conceição Evaristo e jurada especial do prêmio nesta edição descreveu a escrita de Bárbara Nonato como “engenhosa em dar voz a múltiplas falas de diversas personagens, revelando vidas entrecruzadas. A escrita que beira um romance policial, o enredo não se limita à descoberta de um culpado, mas traz para a literatura um tema tão necessário como a violência contra a mulher, sem perder a graça nem o tom de ficção”.

Ela Disse

As jornalistas Megam Twohey e Jodi Kantor contam em Ela Disse os bastidores da reportagem que impulsionou o movimento #MeToo e expôs o esquema de assédio do poderoso executivo de Hollywood, Harvey Weinstein. Nesta obra lançada no final de 2019, elas contam os desafios que vivenciaram para convencer as vítimas a contarem suas histórias bem como as ameaças que o jornal The New York Times recebeu antes da publicação da reportagem que desencadeou um dos maiores movimentos globais contra o assédio.

Todos esses eBooks e outros 5 milhões de livros estão disponíveis na Loja Kindle, e podem ser adquiridos e lidos com o aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones Android ou iOS, além de e-readers Kindle.

Marcadores

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta