Cinema Críticas Notícias

“Notas de Rebeldia”: perseguir sonhos é o lema do filme

Notas de Rebeldia
Notas de Rebeldia

Notas de Rebeldia estreou recentemente na Netflix e mostra um personagem com o dilema mais comum do mundo: seguir o sonho ou ajudar a família

Um dos lançamentos da Netflix destas últimas semanas é o filme “Notas de Rebeldia”, produção que traz como assunto central a ideia de seguir um sonho de vida, em detrimento de realizar o sonho dos pais.

Em Notas de Rebeldia, Elijah (Mamoudou Athie) encontra-se dividido entre seu sonho de se tornar um mestre do vinho ou seguir com as expectativas de seu pai e continuar com os negócios da família em Memphis.

Com um elenco prioritariamente negro, e tendo como um dos elementos principais o vinho, o filme consegue entregar desde o início uma quebra de expectativa, mostrando que podemos ter um filme com um negro como protagonista, e o vinho (algo mais ligado a pessoas brancas), e esta relação não precisar ser o centro das atenções.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil

Sexo, moda e comportamento no Feminino e Além

Isso é bom, bem como é bom termos filmes com protagonistas negros sem a necessidade de a produção ser de denúncia social ou de transformação de vida. Elijah poderia ser de qualquer cor que a história iria continuar valendo, mas ao preferir contar sob a ótica de uma família negra o filme acaba ganhando pontos, sobretudo porque o elenco é bem talentoso.

A trilha sonora, entretanto, é bem clichê, e não quebra expectativa alguma. Mas não chega a ser incomodo, até mesmo porque no fim das contas é a escolha mais fácil e lógica para se fazer: centrar no rap e no hip hop como trilha sonora de um filme protagonizado por um jovem negro.

A trama traz ao longo de suas quase duas horas altos e baixos, seja na história propriamente dita, seja nos elementos técnicos da produção. Enquanto o fio condutor do filme consegue se manter coerente, o roteiro acaba se arrastando e “Notas de Rebeldia” acaba tendo muitas cenas desnecessárias. A ida de Elijah a França acaba não acrescentando muita coisa ao filme, só reforça que o rapaz vai até o fim em busca de seu sonho, porém logo após ele desiste, mesmo que por um motivo dos mais compreensíveis.

Leia também

Lista de filmes: Emanuelle e os melhores filmes eróticos já produzidos
Lista: o sexo nas novelas e séries da Rede Globo
Lista de cinema: Rocco e os filmes com cenas de sexo disponíveis na Netflix
Ninfomaníaca e as mais marcantes cenas de sexo do cinema

A cena principal do longa, que é o divisor de águas do filme, é o acontecimento centrado em sua mãe, e depois desta sequência o espectador então observa tanto o protagonista quanto o seu pai se transformando e buscando melhorar a relação de ambos.

O desfecho, que é um tanto aberto, traz justamente a mensagem principal do filme: nunca desistam do seu sonho, mesmo que seja árduo realizar. Não ficamos sabendo se Elijah vai conseguir ser sommelier, mas sabemos que com toda a certeza ele vai continuar perseguindo o seu sonho, mesmo com todas as dificuldades.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Passe no ENEM vendo filmes

Guia de Filmes