Literatura Notícias Séries

Daredevil, 13 Reasons Why e 6 livros que inspiraram séries

Netflix - Livros
Netflix

Livros: Para criar a nossa lista, combinamos as opiniões de nossos editores com as produções mais comentadas pelos internautas brasileiros

A saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” que inspirou a série “Game of Thrones” não foi a única obra literária a ser adaptada para a TV . Embora há quem se queixe de sequências e adaptações desse tipo, esta é a era de ouro da televisão, com programas impressionantes inspirados em livros em todas as plataformas. As séries têm o benefício de ter um formato mais durdadouro e, portanto, perfeito para contar uma história baseada em um livro ou em uma série de livros.

Seja em programas atuais, programas aclamados pela crítica como Orange Is the New Black ou programas que começaram bem mas logo se perderam no caminho (Dexter), há um universo inteiro de adaptações disponíveis.

Para criar a nossa lista de livros, combinamos as opiniões de nossos editores com as produções mais comentadas pelos internautas brasileiros (com dados fornecidos pelo site Guia55) e chegamos a um resultado de que inclui shows atuais e já finalizados.

House of Cards

É do conhecimento geral que a primeira série original da Netflix, House of Cards, foi baseada em um programa da BBC com o mesmo nome. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que a versão da BBC foi adaptada de um livro do político conservador britânico Michael Dobbs.

O nome original de Frank Underwood? Francis Urquhart. Após as acusações de agressão sexual contra Kevin Spacey, a série tomou um rumo estranho que não agradou os fãs.

Mindhunter

Se você foi atingido por um estranho sentimento de familiaridade enquanto assistia à perturbadora série Mindhunter, talvez seja porque ela foi inspirada no mesmo livro que Silêncio dos Inocentes. O trabalho de não-ficção de John E. Douglas, “Mindhunter: Dentro da Unidade de Crimes em Série da Elite do FBI”, narra seus 25 anos na unidade de apoio à Investigação da divisão.

Nele, o autor detalha perfis psicológicos de alguns dos mais hediondos assassinos em série do país. O protagonista de Mindhunter, o agente especial Holden Ford (Jonathan Groff), é realmente inspirado no próprio Douglas.

Orange is The New Black

 “Orange Is The New Black: meu ano na prisão feminina de Piper Kerman” foi um clássico caso de usar uma situação ruim a seu favor. A autora foi libertada da prisão federal em 2005 após ser condenada por tráfico de drogas e, cinco anos depois, publicou suas memórias que narravam sua experiência na prisão.

O livro acabou nas mãos da criadora da série Weeds, Jenji Kohan, e três anos após o lançamento do livro, o agora icônico programa da Netflix Orange Is the New Black foi lançado.

13 Reasons Why, novo hit da Netflix
13 Reasons Why, da Netflix

13 Reasons Why

O livro foi o primeiro romance para jovens adultos do autor Jay Asher e alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times em 2011, quatro anos após a sua publicação. Foi finalmente adaptado pelo super talentoso Brian Yorkey, do musical Next to Normal, e ganhou um prêmio Pulitzer e um Tony. A trama se centra em questões de saúde mental, tristeza e suicídio.

Girlboss

Este show de curta duração foi adaptado do livro de memórias de empresária Sophia Amoruso, #GIRLBOSS (sim, a hashtag faz parte do título) e narra a história da marca de roupas NastyGal, fundada por Amoruso em 2006. #GIRLBOSS foi lançada em 2015 e, em menos de um ano, a NastyGal entrou com pedido de falência. A versão do programa não se saiu muito melhor e foi cancelada após a primeira temporada.

Daredevil

Lançado em 2015, Daredevil foi a entrada da Netflix no universo cinematográfico da Marvel, que continuou com Jessica Jones e Luke Cage. Daredevil é ambientado ao mesmo tempo que os outros programas da Netflix da Marvel e isso levou à minissérie a fazer um crossover com The Defenders, que estreou em agosto de 2017.

Cego desde criança, Daredevil (também conhecido como Matt Murdock) usa sua percepção sensorial aumentada para combater o crime na cidade de Nova York. A primeira história em quadrinhos do Daredevil foi lançada em 1964 e, em 2003, Ben Affleck interpretou o super-herói em uma adaptação cinematográfica.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Passe no ENEM vendo filmes

Guia de Filmes